Lula recebe 32 repatriados que estavam em Gaza

Publicado em 14/11/2023 - 08:01 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Eram 23h24 dessa segunda-feira (13) quando o avião com 32 brasileiros resgatados da Faixa de Gaza tocou o solo de Brasília.

Após 37 dias de tensão, debaixo dos bombardeios israelenses, termina essa jornada histórica.

O presidente Lula recebeu os brasileiros um a um e convidou dois para falarem. As duas vozes que se tornaram conhecidas por mostrar o dia a dia na região do conflito.

Hasan Rabee, que foi o primeiro a sair do avião, com a esposa e as duas filhas.

A jovem Shahed Al-Banna, de 18 anos, agradeceu por estar no Brasil e por estar viva.

Os dois pediram ajuda para trazer familiares que ficaram em Gaza. O presidente Lula prometeu que o governo faria o possível para ajudar.

Chamou a atenção o forte abraço de Mohammed Abushanab ao receber os três filhos e a esposa, que estavam em Gaza desde maio. A família mora em Brasília. A pequena Lin estava feliz em rever o pai e voltar ao Brasil

Uma ambulância recebeu duas crianças que estão com desnutrição.

 Segundo o Ministério da Justiça, 24 repatriados vão para São Paulo, sendo que 12 vão ficar num abrigo no interior do estado e 12 vão para casas de familiares.

Quatro vão ficar em Brasília, dois vão para Florianópolis, em Santa Catarina; um para Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul; e um vai para Cuiabá, no Mato Grosso.

Últimas notícias
Saúde

Pesquisadores buscam novos fármacos no tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo
Geral

Abono anual do INSS começa a ser pago a beneficiários

O INSS começa a pagar, nesta semana, o abono anual aos beneficiários da Previdência Social. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Brasil registra recorde de conflitos no campo, mas assassinatos caem

Relatório da Comissão Pastoral da Terra com os dados de 2023 foi divulgado hoje (22) e mostra que 60% dos conflitos são causados por empresários, fazendeiros e grileiros. A omissão do estado contribuiu com 22% das violências ocorridas.  

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo