Municípios do Rio vão processar concessionária de energia Enel

A Enel opera em 66 dos 72 municípios do estado

Publicado em 27/11/2023 - 21:27 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Prefeitos de pelo menos 22 municípios atendidos pela Enel no estado do Rio de Janeiro assinaram uma ação contra a concessionária de energia elétrica para cobrar melhorias na execução do serviço. O documento será entregue à Justiça Federal.

Entre os presentes, estavam representantes de Angra dos Reis, Aperibé,  Cachoeira de Macacu, Casimiro de Abreu, Macaé, Paraty, Petrópolis e Saquarema. O encontro aconteceu em Niterói e foi presidido pelo prefeito da cidade, Axel Grael.  

Outra liderança presente ao evento foi o deputado federal Max Lemos, da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, que falou sobre o andamento da questão em âmbito federal.

A Enel opera em 66 dos 72 municípios do estado. Saquarema,  na Região dos Lagos,   chegou a ficar 7 dias sem luz na última semana. A cidade é de veraneio, e triplica de população nos finais de semana, feriados e férias escolares. A prefeita Manoela Peres disse que as falhas no sistema têm se tornado constantes.

Petrópolis, na região serrana, é outro  município que tem sofrido com o serviço entregue pela Enel. O prefeito Rubens Bontempo, fala dos problemas que teve com a concessionária.

A ideia do encontro entre prefeitos do Rio de Janeiro é levar ao Governo Federal as principais demandas em relação à concessão. A decisão comum entre todos é que a Enel deve ser cobrada pelas falhas e,  caso necessário, sofra uma intervenção judicial no contrato da concessão.

A Enel e o Ministério de Minas e Energia foram procurados, mas não deram retorno até o fechamento da matéria.

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Política

Ministro Mauro Vieira rebate críticas de ministro israelense a Lula

Segundo Vieira, uma chancelaria dirigir-se dessa forma a um chefe de Estado de um país amigo é algo insólito e revoltante. E que o chanceler israelense recorre sistematicamente à distorção de declarações e que não é aceitável que uma autoridade governamental aja dessa forma.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova restrição de saída temporária de presos condenados

A proposta mantém benefício apenas para presos inscritos em cursos profissionalizantes ou nos ensinos médio e superior. A matéria ganhou prioridade do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, após a morte de um policial, em janeiro, por um preso que estava em saída temporária em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Internacional

Príncipe William manifesta preocupação com mortes na Palestina

O herdeiro do trono inglês defendeu ser fundamental que a ajuda humanitária chegue aos que estão em Gaza e que os reféns sejam libertados. William vai visitar uma sinagoga na semana que vem para tratar do aumento do antissemitismo. 

Baixar arquivo
Economia

Petrobras volta a manifestar interesse em dividir gestão da Braskem

As declarações do presidente da Petrobras acontecem um dia antes da primeira reunião de trabalho da CPI que vai investigar os danos ambientais causados pela Braskem em Maceió.

Baixar arquivo
Política

Embaixador nega que crise diplomática possa prejudicar agenda do G20

Reunião de chanceleres do G20 está marcada para acontecer nesta semana no Rio de Janeiro. Eles vão tratar da conjuntura internacional e da reforma da governança global. 

Baixar arquivo
Justiça

Dias Toffoli exclui conversas de inquérito sobre agressão a Moraes

As conversas em questão eram entre Roberto Mantovani Filho, um dos acusados de agredir o ministro Alexandre de Moraes em um aeroporto na Itália, e seu advogado. Para Toffoli, as comunicações entre advogado e cliente fazem parte do direito de defesa e são invioláveis

Baixar arquivo