logo Radioagência Nacional
Geral

Prefeitura do Rio modifica nomenclatura de estágios operacionais

Baixar
Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional
16/11/2023 - 22:56
Rio de Janeiro

O Centro de Operações Rio mudou a nomenclatura dos estágios operacionais da cidade para facilitar a compreensão da população. Agora a escala é feita em números com estágios de 1 até 5, em que o número 1 é a cidade operando na sua condição normal e o número 5 é o cenário mais crítico, quando as equipes da prefeitura perdem a capacidade de resposta para a ocorrências.

Essa gradação é utilizada para classificar diversos tipos de ocorrência que causam impactos na cidade. Com desastres naturais ou eventos de grande porte. A decisão foi tomada após algumas pesquisas conduzidas por profissionais do centro de operações e comprovadas pela opinião dos moradores da cidade, que não conheciam os estágios usados até então.

Para facilitar ainda mais, cada número será associado a uma cor, o que vai permitir que a cidade se enquadre ao padrão cromático adotado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CENADEN). A alteração dos estágios operacionais continua sendo centralizada pelo Centro de Operações Rio, respeitando critérios como mobilidade e impactos na rotina do carioca entre outras.

O estágio 1, de cor verde, significa que não há qualquer ocorrência na cidade que provoque alteração significativa na rotina. Já o estágio 2, amarelo, indica que a ocorrência com elevado potencial de agravamento. Em seguida, o estágio 3, de cor laranja, sinaliza que uma ou mais ocorrências estão provocando alto impacto no curto prazo. Enquanto o estágio 4, de cor vermelha, será acionado quando houver incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões da cidade.

O último estágio é o 5 de cor roxa. Ele sinaliza que múltiplos danos e impactos extrapolam de forma relevante a capacidade de resposta imediata das equipes da prefeitura.

x