Dia de Nossa Senhora da Conceição tem celebrações e feriados pelo país

Publicado em 08/12/2023 - 09:13 Por Roberta Lopes e Madson Euler - repórteres da Rádio Nacional - Brasília e São Luís

Nesta sexta-feira é celebrado o dia de Dia de Nossa Senhora da Conceição. Em dois estados, Amazonas e Maranhão, e em 10 capitais brasileiras, além de centenas de cidades no interior, a data é feriado. Entre as capitais estão: Recife, Salvador e João Pessoa. Já em Cuiabá, que tem a santa como padroeira, foi decretado ponto facultativo.

Uma das comemorações que reúne mais devotos é a de Recife. A cidade encerra, nesta sexta-feira (8), as celebrações da tradicional Festa da Conceição do Morro, que neste ano chega a sua edição de número 119.

Durante todo o dia, serão celebradas missas de hora em hora dentro e em frente ao Santuário do Morro da Conceição. À tarde acontece a concentração para a procissão de encerramento no estacionamento da Prefeitura do Recife.

E à noite, na Praça do Santuário, será celebrada a última missa do dia. Pelo canal do YouTube do Santuário é possível acompanhar todas as celebrações religiosas.

Em 2015, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, elevou a paróquia do Morro da Conceição à condição de santuário, deixando-a sob os cuidados dos missionários redentoristas. Em 2022, a Festa do Morro da Conceição foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.

Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga o caso da mulher que levou cadáver do tio ao banco

Funcionários do banco desconfiaram que o homem estava morto na cadeira de rodas e chamaram o SAMU, que confirmou o óbito. O caso aconteceu em Bangu, no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Povo Guató cobra espaço nas discussões sobre o Estatuto do Pantanal

Em participação numa audiência do Senado, o cacique Carlos Henrique, da aldeia Aterradinho, pediu que o estatuto tenha “um olhar mais direito à população pantaneira, que sãos os indígenas e ribeirinhos”. Os Guatós pedem que o estatuto inclua estudos antropológicos para a regularização fundiária.

Baixar arquivo
Geral

Governo retoma Conselho Nacional de Política Indigenista

O colegiado foi fechado em 2019 no governo de Jair Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet prevê frente fria no Sul do Brasil nos próximos dias

Em São Paulo, a temperatura vai cair, também, a partir desta quinta (18), com chance de chuvas e alagamentos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Répteis de solo arenoso serão extintos com aumento de temperaturas

É o que aponta um estudo do Instituto de Biologia da Unicamp Universidade Estadual de Campinas. O resultado da análise mostra que, em 2040, mesmo com níveis moderados de gases de efeito estufa, o lagarto do rabo vermelho vai deixar de existir.

Baixar arquivo