Escolas municipais têm aulas suspensas em Angra por causa das chuvas

Além de reparos, há unidades servindo de abrigo ou ponto para doação

Publicado em 11/12/2023 - 14:21 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Cerca de 400 pessoas ainda estão desabrigadas devido às fortes chuvas em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense. Elas foram encaminhadas para três abrigos disponibilizados pelo município. As chuvas começaram na noite da última sexta-feira.

A prefeitura também acolheu 18 idosos que vieram de um asilo privado que foi inundado. E outros sete idosos continuam recebendo atendimento no Hospital Municipal da Japuíba. Segundo a Secretaria de Saúde, todos passam bem. 

Outra consequência das chuvas na região é a suspensão das aulas em dez das 86 unidades da rede pública municipal de Angra dos Reis nesta segunda-feira. O motivo é que, além de reparos nas estruturas e bloqueios no entorno de algumas das escolas, há unidades que estão servindo como abrigo ou ponto de distribuição de doações. 

Segundo a prefeitura de Angra dos Reis, foi declarada emergência nas áreas atingidas por inundações provocadas pelo temporal na região do Rio Bracuí. O município registrou 250 milímetros de chuva em apenas 24 horas. De acordo com a Defesa Civil, este era o volume esperado para todo o mês de dezembro.

O alto volume de chuvas e a maré cheia provocaram a inundação do rio Bracuí, que subiu três metros em alguns pontos. Um casal de idosos que estava em um asilo privado morreu no fim de semana. 

O prefeito Fernando Jordão conversou com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, para pedir que ações integradas sejam realizadas para amenizar os efeitos da tempestade em Angra dos Reis.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos enviou à cidade da Costa Verde alimentos, kits de higiene e de limpeza, água potável e colchões. 

O tempo deve continuar chuvoso na região até a quarta-feira, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos.

Edição: Bianca Paiva/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

Ministro Mauro Vieira rebate críticas de ministro israelense a Lula

Segundo Vieira, uma chancelaria dirigir-se dessa forma a um chefe de Estado de um país amigo é algo insólito e revoltante. E que o chanceler israelense recorre sistematicamente à distorção de declarações e que não é aceitável que uma autoridade governamental aja dessa forma.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova restrição de saída temporária de presos condenados

A proposta mantém benefício apenas para presos inscritos em cursos profissionalizantes ou nos ensinos médio e superior. A matéria ganhou prioridade do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, após a morte de um policial, em janeiro, por um preso que estava em saída temporária em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Internacional

Príncipe William manifesta preocupação com mortes na Palestina

O herdeiro do trono inglês defendeu ser fundamental que a ajuda humanitária chegue aos que estão em Gaza e que os reféns sejam libertados. William vai visitar uma sinagoga na semana que vem para tratar do aumento do antissemitismo. 

Baixar arquivo
Economia

Petrobras volta a manifestar interesse em dividir gestão da Braskem

As declarações do presidente da Petrobras acontecem um dia antes da primeira reunião de trabalho da CPI que vai investigar os danos ambientais causados pela Braskem em Maceió.

Baixar arquivo
Política

Embaixador nega que crise diplomática possa prejudicar agenda do G20

Reunião de chanceleres do G20 está marcada para acontecer nesta semana no Rio de Janeiro. Eles vão tratar da conjuntura internacional e da reforma da governança global. 

Baixar arquivo
Justiça

Dias Toffoli exclui conversas de inquérito sobre agressão a Moraes

As conversas em questão eram entre Roberto Mantovani Filho, um dos acusados de agredir o ministro Alexandre de Moraes em um aeroporto na Itália, e seu advogado. Para Toffoli, as comunicações entre advogado e cliente fazem parte do direito de defesa e são invioláveis

Baixar arquivo