Geral
Estações de trem de São Paulo terão atendimento em Libras
Plataforma digital vai auxiliar na comunicação
Nelson Lin - repórter da Rádio Nacional
19/12/2023 - 18:04
São Paulo
Todas as 57 estações de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), terão, a partir de janeiro do ano que vem, uma plataforma para ajudar na comunicação entre o passageiro surdo e o funcionário da CPTM. Trata-se da tecnologia ICOM, que vai intermediar a comunicação entre surdos com pessoas que não têm de conhecimento de Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
Quando o funcionário da CPTM precisar do serviço, um intérprete de Libras será acionado por meio de videochamada, servindo então de intermediário entre o passageiro e o colaborador.
Além das estações de trem, desde outubro, órgãos estaduais, como delegacias de polícia, também oferecem atendimento em Libras para os deficientes auditivos pelo programa São Paulo Libras.
![Ana Claudia Jatahy/ MTUR Teatro Amazonas,Manaus](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Iphan propõe que teatros do Amazonas e Pará virem patrimônio mundial
ter, 04/02/2025 - 12:50
![Fabiana A. Vieira/AVSIBrasil Venezuelanos abrigados em Boa Vista participam de curso virtual para aprender português](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Agência da ONU para migrantes retoma atendimento a venezuelanos em RR
ter, 04/02/2025 - 12:17
![Wilson Dias/Agência Brasil/Arquivo Santa Maria (RS) - Um ano do incêncio na Boate Kiss durante show na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013. Entrada da boate (Wilson Dias/Agência Brasil/Arquivo)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
STF mantém prisão de quatro condenados pela tragédia da boate Kiss
ter, 04/02/2025 - 12:09
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Monumento Dois Candangos, moderno monumento de bronze erguido em 1959, em homenagem aos trabalhadores que ajudaram a construir o país.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Estão abertas as inscrições para Rede de Cidades Criativas da Unesco
ter, 04/02/2025 - 11:22
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 18/09/2024 - Zoológico de São Paulo, conseguiu reproduzir em cativeiro a espécie em extinção da Arara Azul de Lear. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Araras-azuis chegam ao Brasil para reinserção na natureza
ter, 04/02/2025 - 11:20