Moradores afetados por mina da Braskem pedem realocação do bairro

Publicado em 01/12/2023 - 19:41 Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Maceió-AL

Moradores dos bairros de Flexais, na região de Maceió isolada devido a exploração de sal-gema pela Braskem, protestaram hoje pedindo realocação imediata do bairro. Eles fecharam ruas e a linha de trem que corta o bairro.

O bairro dos Flexais está ilhado socialmente após o deslocamento de cinco bairros vizinhos a partir de 2019. Só é possível acessá-lo passando pelas regiões completamente vazias após o desalojamento da população.

O líder comunitário Antônio Domingos diz que os moradores estão com medo após o iminente risco de afundamento da área da mina número 13.

Sebastião da Silva trabalha como serralheiro na região. Ele crítica o abandono dos moradores.

O morador Maurício Sarmento afirma que a situação representa um racismo ambiental contra moradores mais pobres.

Durante a tarde, a Polícia Militar e a Defesa Civil negociavam com os moradores uma reunião com o Grupo de Emergência da Prefeitura. Mas até o momento os moradores não desocuparam as vias.

A Defesa Civil de Maceió informou hoje que a velocidade de afundamento da mina 18 é de 2,6 centímetros por hora.

O alerta é máximo frente ao risco de colapso iminente da mina, que fica abaixo do antigo campo de treinamento do CSA, no bairro do Mutange. Pode ocorrer a qualquer momento um afundamento de terra de danos que ainda não são presumíveis.

A Braskem informou que segue o mapa de linhas prioritárias de realocação das famílias definido pelo Defesa Civil.
    
A Prefeitura de Maceió diz que disponibilizou abrigos para acolher a população de forma emergencial. Ela não comentou sobre a situação da região dos Flexais.

A exploração de sal-gema subterrâneo ocorre há 40 anos em Maceió. Ao todo, existem 35 minas de exploração, que tiveram suas atividades suspensas em 2019. Mais de 60 mil pessoas tiveram que ser removidas dos bairros atingidos

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Tribunal de Contas pede documentos sobre privatização da Sabesp

Documentação apresentada pelo governo estadual não contém o cumprimento das condições estabelecidas no termo que foi assinado entre a prefeitura de São Paulo e a gestão estadual.

Baixar arquivo
Segurança

Presos são transferidos de Penitenciárias Federais de Segurança Máxima

A transferência segue um rodízio periódico e tem como objetivo enfraquecer as lideranças do crime organizado. Por questões de segurança, a Secretaria Nacional de Políticas Penais não informa a localização dos presos, nem detalhes das operações

Baixar arquivo
Segurança

Mais policiais e cão farejador reforçam busca por fugitivos no RN

Uma equipe do Mato Grosso foi para Mossoró com dois agentes e um cão treinado para buscas e captura de humanos. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Acre tem 19 municípios em situação de emergência por causa das cheias

O Rio Acre, na capital, chegou a 17,68 metros na noite deste domingo, o terceiro maior registro de alta, desde o início do monitoramento, em 1971. Ministros do Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente visitam regiões alagadas nesta segunda (4)

Baixar arquivo
Geral

Ponte Rio-Niterói completa 50 anos nesta segunda

A ponte foi inaugurada em 1974, erguida sobre as águas da Baía de Guanabara ajuda a compor um dos principais cartões postais da cidade. Foram 5 anos para construir a via que liga a cidade do Rio de Janeiro ao município de Niterói, além da Região dos Lagos e do litoral norte fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Natal decreta situação de emergência por causa da dengue

A Prefeitura adotou a medida, que vale por 90 dias, devido ao crescimento da doença por três semanas seguintes, o que caracteriza uma epidemia.

Baixar arquivo