Na COP 28, Guajajara cita povos indígenas como "parte da solução"

Publicado em 05/12/2023 - 19:29 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 06/12/2023 - 06:07

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, defendeu nesta terça-feira que os povos originários sejam incluídos como parte da solução para conter a crise climática. Sônia Guajajara chefia a delegação brasileira na COP 28 desde o último domingo, com a ida da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para Berlim, na Alemanha.

O Brasil tem o maior número de representantes indígenas participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas: 100 de um total de 300. Para Sônia Guajajara, os indígenas ainda precisam alcançar mais espaço nas mesas de negociações.

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, falou das principais frentes de atuação do governo brasileiro para o enfrentamento da mudança climática, que vão além do combate ao desmatamento.

No fim da tarde, pelo horário de Brasília, Sônia Guajajara postou em uma rede social que "os territórios indígenas são os que mais garantem o equilíbrio climático", e, que para debater o clima e a proteção ambiental, "é preciso respeitar os modos de vida" dos povos originários.

No texto, ela afirma ainda que tem trabalhado junto os parlamentares para que o Congresso Nacional mantenha os vetos presidenciais ao Projeto de Lei do Marco Temporal; mobilização que segue na COP 28.

Edição: Jacson Segundo/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Pesquisa aponta que taxa de suicídio cresce 6% entre os jovens no país

O mesmo foi observado nas notificações por autolesões, que cresceram 20% ao ano, também entre os jovens, enquanto a média nacional foi 21%.

Baixar arquivo
Geral

Mais de um milhão de brasileiros não dispõem de tratamento de esgoto

Cerca de 20% da população sequer tem banheiro. Dados do IBGE apontam que o abastecimento de água também é um desafio , principalmente no Nordeste.

Baixar arquivo
Geral

PF prende três suspeitos por ajudar na fuga de detentos em Mossoró

Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento escaparam do presídio em 14 de fevereiro. Eles foram os primeiros detentos a fugirem de uma penitenciária de segurança máxima no país. 

Baixar arquivo
Política

Antony Blinken afirma que foco em Gaza está na libertação dos reféns

O chefe da diplomacia americana, o secretário de Estado, Antony Blinken, falou com a imprensa após participar da primeira reunião de chanceleres do G20 sob a presidência do Brasil, realizada no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Escolas brasileiras estão banindo venda de alimentos ultraprocessados

As iniciativas tentam diminuir o consumo desses produtos no ambiente escolar e estimular a alimentação saudável das crianças. Os alimentos ultrapocessados têm altos índices de açúcar, sal, gorduras e aditivos, como corantes, aromatizantes e adoçantes. 

Baixar arquivo