Mais de mil crianças de comunidades das zonas norte e oeste do Rio de Janeiro tiveram uma festa de Natal com Papais Noéis um pouco diferentes do que a gente costuma ver nos filmes, desenhos e shoppings. Atores negros foram escalados pela ONG Favela Mundo para encantar as crianças. A celebração já se tornou uma tradição na cidade.
A pequena Isabella Aquino, de 4 anos, ficou empolgada em conhecer o bom velhinho.
Quem também não conseguiu esconder a emoção foi a pequena Maria Luiza, de 3 aninhos.
Vestindo o tradicional traje vermelho e branco, o escritor Ricardo Jaheem destacou a importância dessa representatividade para as crianças, que puderam ver que uma figura icônica como o Papai Noel também pode ser negra. Para ele, a magia do Natal representa um momento de cura e descobertas.
Durante as comemorações, a criançada dos bairros do Caju, da Cidade de Deus e da Rocinha ganharam livros de presente. Para o fundador da Favela Mundo, Marcello Andriotti, este também é um momento de ressaltar o compromisso com a educação, incentivando a leitura na promoção do conhecimento.
Ainda segundo Marcello, a escolha de Papais Noéis negros segue uma tradição da ONG, reforçando a importância da representatividade para as crianças das comunidades.