Pela primeira vez, autodeclarados pardos superam brancos no Brasil

Grupo é o mais numeroso do Censo 2022, com 45% da população

Publicado em 22/12/2023 - 11:42 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Em 2022, mais de 92 milhões de pessoas, ou 45% da população, se declararam pardas. Foi a primeira vez, desde 1991, que esse grupo racial predominou. Outros 43,5% se declararam brancos; 10,2%, pretos; 0,8%, indígenas e 0,4%, amarelos.

As informações fazem parte do Censo Demográfico Identificação Étnico Racial 2022, divulgado nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Durante a pesquisa, foi respeitado o critério de autodeclaração em relação à cor ou raça. É um conceito socialmente construído na interação social, não um conceito biológico, de acordo como o IBGE.

São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro são as capitais com maior percentual de pessoas que se declararam negras.

São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba são as capitais com maior número de pessoas que se declaram brancas.

A capital onde os indígenas são maioria é Manaus, no Amazonas.

Também foram analisadas as proporções raciais entre os gêneros, a chamada razão de sexo. A raça com a maior razão de sexo é a preta: 103,9 %. Ou seja, existem mais homens que mulheres dentro desse grupo racial. Já o grupo étnico no qual essa razão é menor é o da raça amarela: 89,2%.

A pesquisadora responsável pelo Projeto de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Marta Antunes, explica como funciona esse critério.

Entre 2010 e 2022, houve mudança na estrutura demográfica, com envelhecimento da população e aumento da proporção de mulheres. Indígenas mostraram decréscimo entre as pessoas até 14 anos de idade e maior crescimento na faixa a partir de 75 anos. A pesquisadora do IBGE Marta Antunes avalia que a população preta entre 20 e 64 anos é proporcionalmente a mais numerosa na comparação com as outras etnias.

A longevidade também foi analisada. O grupo étnico com a maior expectativa de vida é a população amarela.

Edição: Jacson Segundo/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

UNICEF alerta para importância do voto de adolescentes de 16 e 17 anos

O prazo para tirar o título de eleitor termina na próxima quarta-feira (8). Segundo dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral, o Brasil reverteu a tendência de queda no cadastro eleitoral de adolescentes. 

Baixar arquivo
Geral

Ministros instalam escritório pra coordenar ações federais no RS

No local, serão concentradas as informações sobre o apoio da União ao estado após dos danos causados pelas fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

Drones particulares atrapalham resgate aéreo no Rio Grande do Sul

Segundo a Defesa Civil, as pessoas estão subindo drones para captar imagens, o que coloca em risco a segurança dos voos usados para resgate.

Baixar arquivo
Cultura

É hoje! Relembre esquema para curtir o show da Madonna, em Copacabana

A previsão é que a diva pop suba ao palco às 21h45 e faça uma apresentação de duas horas. O evento, no entanto, deve começar às 19h com a apresentação de DJs, e terminar só na madrugada.

Baixar arquivo
Geral

#FiqueEsperto: Anatel lança campanha contra golpes digitais

A campanha divulga os cuidados que o consumidor deve tomar ao receber ligações com ofertas de produtos, ou mensagens de texto enviadas por números desconhecidos, por exemplo. 

Baixar arquivo
Cultura

Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é reaberto para visitação

A partir de hoje, visitantes poderão ir ao Museu, que fica em Porto Velho. Em seu acervo, itens que resgatam a história da estrada de ferro, como fotografias, vídeos, elementos interativos e maquetes.

Baixar arquivo