Retrospectiva 2023: ano foi marcado por extremos climáticos

Publicado em 01/01/2024 - 08:08 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Em 2023, o Brasil e o Mundo viram se intensificar os efeitos das mudanças climáticas. Chuvas intensas, ciclones, secas, incêndios e ondas de calor em várias partes do planeta. Em fevereiro, o litoral norte de São Paulo também foi duramente castigado pelos temporais que deixaram 65 pessoas mortas e registraram o maior acumulado de chuva da história do Brasil.

Na região norte, em outubro, a seca extrema deixou todos os 62 municípios do Amazonas em situação de emergência e mais de 600 mil pessoas foram afetadas. O Rio Negro registrou o nível mais baixo em mais de 120 anos. E no Rio Grande do Sul, ciclones extratropicais causaram a morte de mais de cinquenta pessoas, na maior tragédia ambiental do estado dos últimos 40 anos.

E foi difícil suportar as ondas de calor. Ao longo de vários dias nos meses de setembro, novembro e dezembro, as temperaturas ultrapassaram os 42 graus em diversos estados brasileiros, com sensação térmica beirando os 60 graus em algumas cidades.

Mas não foi só no Brasil. Em julho uma forte onda de calor atingiu a Europa, Estados Unidos e parte da África. Durante reunião preparatória para a Conferência do Clima da ONU, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva alertou que a agenda para enfrentar as mudanças climáticas precisa ser ambiciosa e transformadora.

Sinais importantes finalmente saíram de Dubai, nos Emirados Árabes, país petroleiro que sediou a COP 28. Pela primeira vez, os países concordaram em fazer uma transição energética e usar cada vez menos combustíveis fósseis.

Para o secretário-executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, o desafio agora é tirar essas promessas do papel. Nesse caminho a COP 30, que vai acontecer em Belém, no Pará, em 2025, tem papel fundamental.

Até lá o mundo agoniza. Em fevereiro, o Chile enfrentou um dos piores incêndios florestais da sua história, com dezenas de mortos. Com o combate dificultado pelo calor extremo, o fogo também se alastrou por regiões da Argélia, Itália, Grécia, Canadá, Havaí e Austrália.

Edição: Tâmara Freire/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo