Unesco: países precisam criar leis para garantir a equidade

Publicado em 02/12/2023 - 04:04 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Segundo a Unesco, os países precisam criar leis para garantir a equidade entre as pessoas e combater a discriminação.

Terminou nesta sexta-feira a terceira edição do Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação.

Durante três dias, ministros de 15 países estiveram reunidos em São Paulo para discutir agendas pela igualdade racial e de gênero.

Gabriela Ramos, diretora-geral adjunta de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO, disse que os países reconheceram que o racismo existe, que a violência contra as mulheres continua e que faltam oportunidades para as pessoas afrodescendentes e pediu esforço para sejam criadas leis que garantam a equidade:

Ela também alertou para novos desafios colocados pelo avanço tecnológico, como a inteligência artificial, que tem reproduzido a massivamente a discriminação.

O Brasil sediou o encontro, que aconteceu em São Paulo. O país foi reconhecido por estar na vanguarda do pensamento sobre o racismo no mundo e foi cobrado para que dê visibilidade a ideias de pensadoras como Sueli Carneiro, Lélia Gonzales e Conceição Evaristo.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, confirmou o protagonismo brasileiro, mas também reconheceu que o país tem muito o que avançar.

Segundo as Nações Unidas, em 2023, de cada SEIS pessoas pelo menos uma relatou ter sofrido algum tipo de discriminação em todo o mundo.

Entre os países que mandaram representantes estavam o Canadá, que apresentou sua experiência de orçamento público baseado em questões de gênero, a França que falou sobre os programas de apoio a mulheres vítimas de violência e o México que, assim como o Brasil, tem na política de cotas um estímular a participação de grupos discriminados. Os Estados Unidos também participaram do encontro e reconheceram que enfrentam retrocessos na agenda da equidade.

Durante o Fórum, foi criada a Rede de Lideranças contra o Racismo. A promessa é que a rede ajude a concretizar propostas da agenda de inclusão e antirracista discutida no Fórum.

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Internacional

Mauro Vieira classifica como inaceitável paralisia da ONU com guerras

Na abertura da reunião de chanceleres do G20, no Rio de Janeiro, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que as instituições multilaterais não estão devidamente equipadas para lidar com os desafios. 

Baixar arquivo
Política

Fux autoriza quebra de sigilo fiscal do deputado André Janones

O deputado é alvo de inquérito por suspeita de desvios de salários de assessores de seu gabinete. A investigação apura os crimes de peculato, concussão e associação criminosa.

Baixar arquivo
Geral

Concurso da Caixa terá quatro mil vagas

A previsão é de duas mil vagas para técnicos bancários e as outras duas mil para técnicos da área de tecnologia.

Baixar arquivo
Política

STF retoma julgamento de ações que questionam “sobras eleitorais”

Decisão do Supremo pode fazer sete deputados federais perderem o mandato, além de interferir nas eleições para vereador, ainda neste ano

Baixar arquivo
Saúde

Governador do Rio decreta epidemia de dengue no estado

A decisão foi anunciada durante uma coletiva no Palácio Guanabara, sede do governo local, e será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (22).

Baixar arquivo
Política

Pacheco fala em acordo pela desoneração da folha de 17 setores

Presidente do Senado se reuniu com Haddad e Padilha e declarou que o acordo com o governo foi pela retirada da reoneração dos setores da Medida Provisória 1202

Baixar arquivo