Vaticano autoriza que padres católicos abençoem casais do mesmo sexo
Em uma decisão considerada histórica, o Vaticano informou nesta segunda-feira (18) que um documento aprovado pelo Papa Francisco passa a permitir que padres católicos abençoem casais do mesmo sexo. Os padres, porém, vão ter autonomia pra decidir quando dar essa bênção.
O Vaticano também enfatizou que a benção é um sinal de igreja acolhe a todos, mas que ela não legitima situações consideradas irregulares e nem pode ser equiparada ao sacramento do matrimônio concedido a casais heterossexuais.
Já no Chile a população rejeitou nesse domingo a mudança da Constituição do país. A Carta Magna chilena é da época da ditadura do general Augusto Pinochet. O texto proposto porém é considerado ainda mais conservador que o atual. Essa é a segunda vez que os chilenos votam contra uma nova constituição.
Em 2021 uma outra proposta de constituição foi rejeitada. O presidente do país Gabriel Borich afirmou que não vai uma terceira tentativa pra atualizar a constituição. Em vez disso, irá concentrar esforços pra aprovar as reformas tributária e previdenciária.
* Com reportagem de Iara Balduíno e informações da agência Reuters.