Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, presta depoimento na PF

Publicado em 30/01/2024 - 16:36 Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos), prestou depoimento nesta terça-feira (30) na sede da Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro publicou, na rede social X (antigo Twitter), que o motivo do depoimento foi uma postagem feita por ele no ano passado. Carlos Bolsonaro ficou cerca de 40 minutos na PF e não deu nenhuma declaração à imprensa.

Na rede social, o vereador afirmou que falaria sobre uma suposta ameaça ao ex-presidente Jair Bolsonaro e não sobre a operação da Polícia Federal que investiga o uso da  Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para espionagem ilegal.

Nessa segunda-feira (29), Carlos Bolsonaro foi um dos alvos de uma ação da PF, desdobramento da Operação Vigilância Aproximada, deflagrada na última quinta-feira (25), que investiga uma organização criminosa que teria se instalado na Abin com o intuito de monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas de interesse.

Segundo as investigações da PF, Carlos Bolsonaro fazia parte do núcleo político que monitorou indevidamente "inimigos políticos" e buscou informações sobre investigações relacionadas aos filhos do então presidente Jair Bolsonaro. Isso teria sido feito junto com o chamado núcleo de alta gestão da PF, comandado por Alexandre Ramagem, que era diretor da Abin na época. Ramagem foi alvo da operação na semana passada.

Os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

Edição: Nádia Faggiani/ Pollyane Marques

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo