Concurso Público Unificado: oito editais e 6.640 vagas

Inscrições começam dia 19 de janeiro. Provas vão ser dia 5 de maio

Publicado em 10/01/2024 - 19:54 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo detalhou nesta quarta-feira (10) como vai funcionar o Concurso Público Nacional Unificado, que também está sendo chamado de “Enem dos Concursos”.

O concurso está dividido em oito blocos temáticos. Alguns mais voltados para áreas de exatas e outros de humanas, por exemplo. Dentro de cada bloco, o candidato pode elencar as preferências dos cargos para sua nomeação. Ou seja, escolher mais de uma opção, num esquema parecido com o Enem. Vários cargos não pedem formação em uma área de conhecimento específica.

O bloco que tem mais vagas é o de “Gestão Governamental e Administração Pública”, com quase 1750. Ao todo, vão ser 6.640 vagas em órgãos públicos federais. As provas vão ocorrer no dia 5 de maio, em 220 cidades de todo país. A expectativa é que 3,5 milhões de pessoas participem da seleção.

O bancário mineiro Bruno Sales vai fazer o concurso.

“Há uma expectativa, e é muito grande, pra esse concurso unificado. Uma boa novidade. Ainda vou estudar o editais pra escolher a vaga que eu vou concorrer, mas é uma boa. Já tava esperando há algum tempo”, conta.

São oito editais no total. Cada um relacionado a um bloco temático, incluindo um específico para cargos de nível médio. Neles, estão todos os detalhes, inclusive os salários de cada cargo. A banca responsável pelas provas é a Fundação Cesgranrio.

Como esse concurso tem novidades, a ministra da Gestão e Inovacao em Serviços Públicos, Ester Dweck, orienta que os candidatos leiam todos os editais com muita atenção. A ministra também disse que o desejo do governo é que o serviço público tenha a cara do Brasil.

“Concurso, a gente queria reforçar isso, é um processo importantíssimo de reconstrução do Estado brasileiro e de transformação do Estado brasileiro. A gente foi demonstrando internamente a importância de fazer um concurso unificado. Vai conseguir chegar em locais de prova que nunca tiveram provas de um concurso público federal. Então, a gente acha que esse realmente é um processo da gente ir mudando a cara do Estado brasileiro, reforçando todas as iniciativas de democratização do Estado, de maior diversidade, de garantir um Estado que realmente seja um pouco a cara da população brasileira”, reforça.   

As inscrições começam dia 19 de janeiro. Os valores são de R$ 90 para cargos de nível superior e R$ 60 para médio. E devem ser feitas no site gov.br.

Beneficiários do CadÚnico, bolsistas do ProUni ou pessoas com Fies, podem solicitar isenção da taxa de inscrição. O concurso prevê 5% de vagas para pessoas com deficiência, 20% para negros e, no caso dos cargos para a Funai, 30% para indígenas.

As provas serão no dia 5 de maio, de manhã e de tarde, e a nomeação dos candidatos está prevista para começar já em agosto.

Os editais e outras informações do concurso estão no site do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. O endereço é www.gov.br/gestão.

 

 

Edição: Jacson Segundo / Fran de Paula

Últimas notícias
Economia

Boletim Focus: mercado eleva crescimento de 2,96% da economia em 2024

A  projeção para a Selic, a taxa básica de juros, depois da alta na semana passada, ficou em 11,25%.

Baixar arquivo
Cultura

Conasamba reafirma luta em defesa do carnaval e das escolas de samba

Continuar a luta em defesa do Carnaval e das escolas de samba. Esse foi o compromisso firmado por representantes das entidades carnavalescas de todo o país, reunidos durante três dias em Florianópolis, Santa Catarina.

Baixar arquivo
Cultura

Círio de Nazaré do Maranhão é reconhecido como manifestação cultural

O culto a Nossa Senhora de Nazaré começou em São Luís, no Maranhão, há 30 anos, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada por missionários a todas as capitais brasileiras.

Baixar arquivo
Segurança

Força Penal Nacional ficará em Pernambuco por mais 60 dias

Os policiais estão desde abril no estado. Eles atuam no combate ao crime organizado dentro e fora dos sistemas prisionais. 

Baixar arquivo
Esportes

Judocas brasileiros terminam com cinco pódios no Gran Prix de Zagreb

O domingo foi com três pódios para o judô brasileiro no Grand Prix de Zagreb, na Croácia. 

Baixar arquivo
Esportes

Corredor Alison dos Santos, o Piu, conquista troféu em Bruxelas

O brasileiro conquistou o troféu da Liga Diamante nos 400 metros com barreiras, sagrando-se bi campeão da competição.

Baixar arquivo