Concurso unificado: como escolher as vagas?

Série da Radioagência Nacional explica como funciona o CNU

Publicado em 30/01/2024 - 07:15 Por Akemi Nitahara* - repórter da Radioagência Nacional - Rio de Janeiro

O Concurso Público Nacional Unificado oferece 6.640 vagas em 21 órgãos, com cerca de 170 opções de especialidades. Tantas opções nos levantam uma questão: como saber qual o cargo mais adequado?

Em primeiro lugar, o candidato precisa escolher um entre os oito editais, divididos por blocos temáticos. Sete editais são divididos por áreas de formação de nível superior. Há, também, um edital para cargos de nível médio e para quem fez cursos técnicos.

Escolhido o edital, o candidato deve fazer a opção pelos cargos e especialidades a que deseja concorrer, sempre dentro de um mesmo bloco temático. Ou seja, só é possível se inscrever em um único edital, já que todas as provas ocorrerão no mesmo dia: 5 de maio.

No momento da inscrição, é necessário indicar a ordem de preferência pelos cargos. O candidato pode escolher todos os cargos e especialidades disponíveis em um bloco temático, mas é importante observar as características e exigências de cada um, como a necessidade de formação específica.

Os oito editais trazem as exigências, remuneração e descritivo das funções de cada cargo.

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, a chefe da pasta de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck, alertou que é preciso ter atenção na hora da escolha dos cargos.

“As pessoas, na hora que elas foram escolher um bloco, elas olhem aquele bloco e realmente escolham ou com base na sua formação, óbvio, um bloco, e depois pela sua preferência, qual o cargo que ela quer mais e põe a ordem de preferência da forma como ela gostaria. Porque o critério de seleção é sempre pela nota. Então, ela vai entrar para um cargo que ela mais quer, dada a nota dela. E ela, a partir do momento que entrou num cargo, se ela não entrou na primeira opção, ela vai continuar na lista de espera daqueles cargos que estão acima”.

É possível mudar de bloco temático e alterar a opção de atendimento especial ou participação em sistema de cotas até o término do período de inscrições, no dia 9 de fevereiro.

Quanto às vagas reservadas, 5% deverão ser ocupadas por pessoas com deficiências, mas apenas naqueles cargos que tenham pelo menos cinco vagas.

20% são para os candidatos autodeclarados negros e, na Funai, há reserva de 30% das vagas para indígenas. Como o candidato negro e indígena entra na lista de aprovados tanto da ampla concorrência como das cotas, vale a pena fazer essa opção.

No momento da inscrição, também é preciso escolher a cidade das provas. Ao todo, são 220 municípios, em todos os estados.

Todas as informações sobre o concurso podem ser conferidas no portal do Concurso Nacional Unificado. Nos próximos episódios, vamos detalhar os blocos de áreas de conhecimento e vagas de cada um dos oito editais.

 

Ouça todos os episódios da série sobre Concurso Nacional Unificado

 

*Edição de Edgard Matsuki e sonoplastia de José Maria Pardal

Edição: Edgard Matsuki/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Cultura

Depois de enchentes, Porto Alegre enfrenta "apagão" na cultura

Só uma editora precisou jogar 12 mil livros fora. Primeiro levantamento sobre o impacto das cheias no setor cultural aponta quase 240 eventos cancelados e locais fechados, como  museus, teatros e gráficas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Violência contra idosos tem aumento de quase 50 mil casos em 2023

Entre 2020 e 2023, 400 mil denúncias foram recebidas pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. A violência contra a mulher idosa teve o maior número de denúncias notificadas, com 67% dos casos registrados somente em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

México registra primeira morte por nova variante de gripe aviária

Morte por H5N2 aconteceu há duas semanas, mas caso foi confirmado agora. Especialista diz que é preciso ter atenção, mas a preocupação deve ser maior com variantes que tem maior circulação no país, como o H1N1

Baixar arquivo
Economia

Em Brasília, consumidores enfrentam filas no Dia Livre de Impostos

Organizado por comerciantes, o Dia Livre de Impostos quer mostrar o impacto dos tributos nos preços dos produtos. Economistas lembram que não existe país sem impostos. 

Baixar arquivo
Geral

Aeroporto de Guarulhos não poderá aumentar frequência semanal de voos

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, Anac, o aeroporto apresenta falhas estruturais, como na sinalização horizontal nos pátios de aeronaves.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo de SP prevê R$330 milhões em ações para meio ambiente

Entre as iniciativas, está o desassoreamento de rios, obras de piscinões, contenção de cheias e proteção de encostas. Também haverá ampliação do uso de tecnologia para o monitoramento de eventos climáticos.

Baixar arquivo