Disputa entre Piauí e Ceará por área de 3 mil km² está perto do fim

O Exército, a pedido do STF, terá até maio para finalizar perícia

Publicado em 09/01/2024 - 18:18 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Uma disputa de três séculos entre Piauí e Ceará pela definição das fronteiras entre os dois estados pode estar perto do fim. A área em litígio, na Serra da Ibiapaba, tem quase 3 mil km² e passa por 13 municípios cearenses. 

Em 2011, a Procuradoria-Geral do Piauí entrou com uma Ação no Supremo Tribunal Federal reivindicando a definição dos limites entre os estados, como explica o geógrafo Eric Melo, assistente técnico da Procuradoria. 

Para entender esse questionamento, é necessário retroceder no tempo. Em 1880, antes do Brasil se tornar República, um decreto imperial determinou a atual fronteira oficial entre Piauí e Ceará. Nesse documento, o Império “cedeu” ao Ceará as áreas que hoje são alvo do litígio e, em troca, o Piauí teria a saída para o litoral. Mas, segundo o historiador Eric Melo, tanto o litoral piauiense quanto a Serra da Ibiapaba haviam sido ocupadas pelo Ceará. 

Em 1920, Piauí e Ceará assinaram um acordo com a Presidência da República prevendo um estudo definitivo para por fim à questão. Porém, esse trabalho de campo nunca foi feito. De lá para cá, as cidades da Serra da Ibiapaba continuaram crescendo e, hoje, mais de 8 mil pessoas vivem na região

Representantes do Piauí conseguiram nos arquivos portugueses um documento ainda mais antigo, do ano de 1770, que comprovaria que a Coroa Portuguesa havia concedido à administração que viria se tornar o estado do Piauí, a área em disputa. 

Já a Procuradoria-Geral do Ceará apresenta outra versão. O Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais argumenta que documentos, também obtidos em arquivos de Portugal, colocam em xeque a versão do Piauí, tanto sobre a ocupação do litoral, quanto da Serra da Ibiapaba. Uma Carta Régia, de 1720, teria determinado que “toda a terra que fica em cima da Serra”, pertenceria aos habitantes da, então, "capitania do Ceará-Grande”.

A documentação histórica pode retroceder ainda mais no tempo, chegando à ocupação pelos jesuítas. Essa disputa é uma “herança” deixada pela colonização portuguesa que, porém, pode parecer distante do cotidiano de alguns dos 8,5 mil moradores da área em litígio.   

Segundo o procurador-geral do Ceará, Rafael Machado Moraes, a região sempre pertenceu ao Estado do Ceará, que se mantém aberto ao diálogo, e, no fim do processo, deve prevalecer o direito das pessoas que vivem na região.

Isaias Silva, morador de Ipaporanga, é favorável à mudança de Estado. Segundo o comerciante, uma nova administração estadual pode trazer benefícios específicos para sua região. 

Mais ao sul, Lucivânia Marques, moradora de Crateús, defende que não faz sentido pensar em mudar a identidade de uma população que há tantos anos se considera cearense. Documentos históricos e narrativas à parte, o fato é que o Exército, a pedido do STF, terá até o mês de maio de 2024 para finalizar a perícia definitiva sobre a área. A futura decisão, da Ministra Carmem Lúcia, deve considerar também os aspectos econômicos, sociais e culturais, para, finalmente, colocar um ponto final na disputa entre piauienses e cearenses. 

Reportagem atualizada em 17/01/2023, para inclusão de posicionamento da Procuradoria-Geral do Ceará sobre a disputa. 

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo