Com as fortes chuvas que atingem o Distrito Federal desde o começo de janeiro, o governo do DF decretou estado de emergência, para manter as equipes de prontidão para atender as pessoas em situações de perigo. Em apenas um dia, o Distrito Federal superou o volume de chuvas que era esperado pra todo o mês de janeiro.
O texto também prevê que as equipes devem minimizar os transtornos causados pelas tempestades e o governo deve mobilizar servidores, carros, equipamentos, maquinários e insumos necessários para o atendimento das ocorrências a qualquer hora, durante todos os dias da semana.
Com o decreto, o GDF criou um plano de ações para buscar preservar a vida da população que vive em áreas de risco. O projeto leva em conta um relatório da Defesa Civil que aponta mais de dez regiões, no Distrito Federal, entre as mais impactadas pelas fortes chuvas.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu, neste sábado (13), alerta de perigo potencial para o DF. São esperados ventos intensos de até 60 quilômetros por hora. Para acionar a Defesa Civil, o telefone é 199. o Corpo de Bombeiros é no 193.