logo Radioagência Nacional
Geral

PF realiza operação para investigar uso ilegal da Abin

Baixar
Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional
29/01/2024 - 11:00
Rio de Janeiro

A Polícia Federal deflagrou uma nova operação nesta segunda-feira (29) para investigar possíveis destinatários de informações obtidas ilegalmente com o aparato da Abin, Agência Brasileira de Inteligência.   

No Rio de Janeiro, a polícia cumpre mandados de busca e apreensão em cinco endereços. A ação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.  

No total, são nove mandados, todos de busca e apreensão. Os outros quatro estão sendo cumpridos em Angra dos Reis, também no estado do Rio, Brasília, Formosa, no estado de Goiás, e Salvador, na Bahia  

Esta ação é um desdobramento da Operação Vigilância Aproximada, deflagrada na última quinta-feira, que investiga uma organização criminosa que teria se instalado na Abin com o intuito de monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas de interesse. O principal alvo é o ex-diretor da Agência e atual deputado federal Alexandre Ramagem. 

Os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

x