Prefeitura do Rio assina acordo de cooperação com a Riogaleão

Publicado em 09/01/2024 - 19:33 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Com a ideia de melhorar a dinâmica dos aeroportos do Rio de Janeiro, a empresa RioGaleão, que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim, assinou um acordo de cooperação com a prefeitura da cidade.

Com isso, serão propostas ações para promover os voos e estudos de possíveis regras para melhorar a coordenação entre os terminais da cidade, já que a situação dos dois principais aeroportos do Rio tem sido discutida desde o ano passado, quando estado e prefeitura criticaram o desequilíbrio no número de voos realizados no aeroporto Santos Dumont e no Galeão.

A parceria entre empresa e prefeitura é justamente para viabilizar incentivos por meio de um Fundo Municipal para fomento da aviação na cidade, além de atrair novas rotas e aumentar a frequência de voos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão.

A proposta é que o acordo gere estímulos financeiros e regulatórios para atrair as grandes companhias aéreas e incentive que aquelas que já operam no Galeão aumentem a frequência de voos, impulsionando o turismo de lazer e negócios.

Para o cumprimento do acordo, serão investidos cerca de R$ 300 milhões, durante 3 anos. Os recursos serão municipais, estaduais e da administradora RioGaleão. A expectativa é gerar cerca de 700 mil empregos em 10 anos no Estado do Rio de Janeiro.

Além dos incentivos financeiros, o prefeito Eduardo Paes destacou outras melhorias que serão implementadas na segurança, no transporte e na ligação entre o aeroporto e outras áreas da cidade.

Outra novidade é que a Linha Vermelha vai ter uma faixa exclusiva para acessar o terminal do Galeão. A pista, de dois quilômetros, será sinalizada com o desenho de aviões. A previsão é que seja entregue ainda neste mês.

Edição: Sayorana Morena / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo