As fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro levaram o prefeito da cidade, Eduardo Paes, a decretar situação de emergência no município. A medida foi publicada neste domingo, em edição extra do Diário Oficial.
Os temporais começaram a castigar os cariocas no sábado. E no domingo, a Secretaria de Estado de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro confirmaram a morte de onze pessoas. Até o fim da tarde, a Defesa Civil ainda procurava uma mulher, que teria desaparecido após a queda de um veículo no Rio Botas, no bairro Andrade Araújo, na noite de sábado.
De acordo com o Centro de Operações Rio, o município permanece em Estágio 4 de atenção, em uma escala que vai até cinco. O volume de chuvas medido pela estação meteorológica Anchieta chegou a pouco mais de duzentos e cinquenta e nove milímetros, no sábado, volume 40% maior do que o previsto para todo o mês.
Na zona norte do Rio de Janeiro, a mais atingida pelos temporais, houve deslizamentos de terra, inundações e alagamentos. O Centro de Operações Rio e a prefeitura pediram que as pessoas evitassem deslocamentos pela cidade e procurassem locais seguros para se abrigar.
Um gabinete de crise foi montado pela prefeitura para organizar as ações dos órgãos municipais. Oito locais na Zona Norte foram transformados em pontos de apoio para acolher e prestar assistência aos moradores.
De acordo com a prefeitura, foram registradas diversas quedas de árvores e vários bolsões d’água. A Avenida Brasil, uma das principais vias da cidade chegou a ser interditada no sábado e, no fim da manhã de domingo, foi reaberta para o tráfego.
A Rio Ônibus informou que a operação de algumas linhas foi prejudicada, em diversos pontos, por conta dos alagamentos e bolsões d’água.
Segundo o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, há previsão amarela, de baixo risco para chuvas, para a cidade do Rio de Janeiro nesta segunda-feira. O dia será de poucas nuvens com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas somente no período da tarde.
*Com informações da Agência Brasil