Rio decreta situação de emergência por causa das fortes chuvas

Publicado em 15/01/2024 - 08:53 Por Roberta Lopes* - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro levaram o prefeito da cidade, Eduardo Paes, a decretar situação de emergência no município. A medida foi publicada neste domingo, em edição extra do Diário Oficial.

Os temporais começaram a castigar os cariocas no sábado. E no domingo, a Secretaria de Estado de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro confirmaram a morte de onze pessoas. Até o fim da tarde, a Defesa Civil ainda procurava uma mulher, que teria desaparecido após a queda de um veículo no Rio Botas, no bairro Andrade Araújo, na noite de sábado.

De acordo com o Centro de Operações Rio, o município permanece em Estágio 4 de atenção, em uma escala que vai até cinco. O volume de chuvas medido pela estação meteorológica Anchieta chegou a pouco mais de duzentos e cinquenta e nove milímetros, no sábado, volume 40% maior do que o previsto para todo o mês.

Na zona norte do Rio de Janeiro, a mais atingida pelos temporais, houve deslizamentos de terra, inundações e alagamentos. O Centro de Operações Rio e a prefeitura pediram que as pessoas evitassem deslocamentos pela cidade e procurassem locais seguros para se abrigar.

Um gabinete de crise foi montado pela prefeitura para organizar as ações dos órgãos municipais. Oito locais na Zona Norte foram transformados em pontos de apoio para acolher e prestar assistência aos moradores.

De acordo com a prefeitura, foram registradas diversas quedas de árvores e vários bolsões d’água. A Avenida Brasil, uma das principais vias da cidade chegou a ser interditada no sábado e, no fim da manhã de domingo, foi reaberta para o tráfego.

A Rio Ônibus informou que a operação de algumas linhas foi prejudicada, em diversos pontos, por conta dos alagamentos e bolsões d’água.

Segundo o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, há previsão amarela, de baixo risco para chuvas, para a cidade do Rio de Janeiro nesta segunda-feira. O dia será de poucas nuvens com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas somente no período da tarde.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Enchentes no RS deixam 430 mil sem energia elétrica

Aproximadamente 430 mil casas, apartamentos, lojas e outros imóveis permanecem sem luz no Rio Grande do Sul afetadas pelas enchentes. Outras 150 mil já tiveram o serviço restabelecido.

Baixar arquivo
Geral

Prefeitura de Porto Alegre determina racionamento de água

A água distribuída pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos deve ser, exclusivamente, para consumo essencial.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Ringo Starr recebe título de Doutor Honoris Causa

No dia 7 de maio de 2022, o ex-baterista dos Beatles recebeu o título por ter se destacado na música.

Baixar arquivo
Geral

Senado cria comissão para acompanhar ações no RS

Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a Comissão vai acompanhar as medidas do executivo estadual e federal e centralizar as iniciativas legislativass. Entre elas a viabilização de recursos para ajudar o governo do estado e prefeituras e a análise da suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil: chuvas no Rio Grande do Sul já provocaram 85 mortes

Levantamento da Defesa Civil mostra que 1,4 milhão de pessoas foram afetadas ou estão desabrigadas ou desalojadas.

Baixar arquivo
Internacional

Hamas aceita proposta de cessar-fogo; Israel nega ter concordado

Já era início da noite em Gaza quando chegou a notícia de que o Hamas havia concordado com um cessar-fogo. Multidões foram às ruas comemorar em vários pontos, como em Rafah, no sul.

Baixar arquivo