Tributo a Rita Lee, prisão de foragido e drones: o réveillon em Copa

Após festa, outro destaque foi a quantidade de vidro da areia da praia

Publicado em 01/01/2024 - 12:19 Por Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Mais de 2 milhões de cariocas e turistas lotaram a praia mais famosa do Brasil para saudar a chegada do Ano Novo. A tradicional festa de réveillon em Copacabana teve 12 minutos de queima de fogos, acompanhada por orquestra sinfônica, show de drones com projeções em 3D e uma homenagem à cantora Rita Lee, que morreu em 2023.

Artistas do pop e do samba animaram o público antes da virada. Após os fogos, o público continuou se divertindo ao som de muita música.

309 pessoas precisaram de atendimento médico. A maioria por mal-estar, traumas como quedas, pancadas, cortes ou excesso de bebida. 46 foram transferidas para hospitais da rede.

Um foragido da Justiça por tentativa de homicídio foi preso com ajuda de câmeras de reconhecimento facial, quando tentava acessar a faixa de areia. 102 objetos perfurocortantes foram recolhidos pela Polícia Militar (PM) nos pontos de revista em todo o bairro de Copacabana.

Depois da festa, o que se viu foi muito lixo deixado nas areias de Copacabana. Foram retiradas 484 toneladas de resíduos. Segundo o presidente da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), Flávio Lopes, o que mais chamou a atenção e exigiu cuidado foi o grande número de cacos de vidro.

O trabalho dos garis garantiu as vias e as calçadas limpas até 11h do primeiro dia do ano, com tudo lavado e desodorizado para a liberação das pistas.

Primeiro bebê carioca

E a disputa pelo título de primeiro carioquinha do ano foi acirrada. Pesando 2,55 quilos, Elysa nasceu à zero hora, no Hospital Municipal Pedro II.

No Hospital Municipal Albert Schweitzer, também na Zona Oeste da cidade, aos 2 minutos de 2024 nasceu Pietro, com 2,65 quilos.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo