Mais de meio milhão de pessoas ficaram sem água em Joinville, Santa Catarina, depois que um caminhão que transportava produto químico se envolveu em um acidente e tombou. O produto químico escorreu em um dos rios que abastece a maior cidade, a mais populosa de Santa Catarina.
O acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira, na rodovia estadual SC418, próximo ao mirante da Serra Dona Francisca.
O vazamento foi de ácido sulfônico, um produto usado na fabricação de detergentes de louça. Apesar de não ser tóxico, a companhia de abastecimento fechou a captação antes do produto alcançar a estação de tratamento que abastece 33 dos 43 bairros da cidade.
Quando a notícia ganhou os meios de comunicação e as redes sociais, muitos moradores de Joinville correram para os supermercados para comprar água, formando filas extensas e esvaziando as prateleiras.
A prefeitura de Joinville decretou situação de emergência e implementou um plano de contingência para abastecer os 10 hospitais da cidade com caminhões pipa.
A rodovia onde ocorreu o acidente, com o caminhão e a carga tóxica, ficou interditada por 24 horas e foi reaberta por volta das 8 horas da manhã desta terça-feira.
Já o abastecimento de água foi retomado por volta das 9h30 da manhã, após várias análises da qualidade da água. O prefeito de Joinville, Adriano Silva, chegou a fazer um vídeo tomando a água como garantia de que ela está potável.
A Polícia Civil de Santa Catarina abrirá um inquérito para apurar as causas do acidente do caminhão que transportava o produto químico. O motorista foi hospitalizado e recebeu alta na manhã desta terça-feira.