Pelo menos 40 blocos desfilam pelas ruas do Rio de Janeiro neste sábado, primeiro dia de carnaval oficial. O grande destaque é o centenário Cordão da Bola Preta, que, como todos os anos, arrasta uma multidão no Centro da Cidade. O primeiro megabloco do Rio está preparado para receber até um milhão de pessoas, vestidas com bolinhas pretas e se divertindo ao som das marchinhas antigas.
Já na Zona Sul da cidade, a folia começa com o Amigos da Onça, que sai no Aterro do Flamengo e também toma conta de Copacabana, com o Empolga às 9h, e do Jardim Botânico com o Escangalha. Sábado também é dia da tradicionalíssima Banda de Ipanema, que este ano homenageia a escritora Conceição Evaristo.
Na programação também tem vários blocos que desfilam pela Tijuca, na Zona Norte, como o Cordão Alegria e a Banda do Largo da Segunda Feira.
Por causa da quantidade de blocos espalhados por toda a cidade, a Prefeitura pede que os foliões priorizem o transporte público, especialmente o metrô, que vai funcionar 24 horas todos os dias, até meia-noite de terça-feira. A lista completa com os blocos do Rio pode ser vista no site carnavalderua.rio