Após o carnaval, Lula viajará para o Egito e à Etiópia

Publicado em 12/02/2024 - 10:35 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois de descansar no Carnaval, o presidente Lula, viaja, para o Egito e à Etiópia. Os dois países são os mais novos integrantes do Brics, entraram para o grupo no início do ano. A ideia é reforçar a agenda internacional do Brasil junto aos países africanos, buscar parcerias e ampliar o comércio por meio de uma agenda comum.

Temas como combate à desigualdade e à fome, transição energética e mudanças climáticas, além de reforma das instituições internacionais serão discutidos. O Brasil tem defendido, reformas nos bancos internacionais, como o FMI e Banco Mundial, assim como no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de aumentar a representação dos países do Sul Global nesses espaços.

A primeira etapa da viagem será para o Egito, na quarta-feira (14), onde Lula fica até quinta (15), antes de seguir para a Etiópia. No Cairo, está marcada uma reunião com o presidente Abdel Fattah El-Sisi e uma provável visita à Liga Árabe, grupo de países que tem sua sede na capital do Egito.

Já na Etiópia, reuniões bilaterais e participação como convidado, da Assembleia da União Africana, entidade que representa os cerca de 50 estados do continente e tem sua sede na Adis Abeba, capital da Etiópia. Além de Lula, devem participar da assembleia, como convidados, o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Política

Há 92 anos as mulheres conquistavam o direito de votar no Brasil

No Brasil também há uma legislação que determina cota mínima de gênero para candidatura nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo