logo Radioagência Nacional
Geral

Enem dos Concursos: mais de dois milhões de candidatos estão aptos

Mulheres representam 56% das inscrições confirmadas
Baixar
Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional
23/02/2024 - 21:16
Brasília

O Concurso Público Nacional Unificado teve 81% das inscrições confirmadas. 19% dos inscritos não fizeram o pagamento da taxa e, por isso, não vão participar do certame. Com isso, estão aptos a fazer as provas mais de 2,1 milhões de candidatos.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Quase 600 mil e novecentos candidatos foram isentos do pagamento da taxa; já os pagantes totalizaram mais de 1,5 milhão.

As mulheres ficaram com 56% das inscrições confirmadas; uma oportunidade para fechar o gap entre homens e mulheres na administração pública. Ou seja, diminuir a diferença percentual entre eles. Foi o que explicou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Cerca de 420 mil pessoas vão concorrer pela cota para negros; 45 mil para pessoas com deficiência e 10 mil para indígenas. 54 mil pediram atendimento especial.

São Paulo foi o estado com o maior número de inscrições confirmadas com cerca de 10% do total; depois seguem Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Tocantins e Roraima estão entre os que tiveram o menor número de inscritos confirmados.

Já os cargos com mais inscrições confirmadas foram técnico em indigenismo para a Funai, com mais de 320 mil, seguido por técnico em informações geográficas e estatísticas do IBGE no Nordeste.

Auditor fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho ficou em 3º lugar. E engenheiro da Advocacia-Geral da União, na área de Engenharia Agrônoma, ficou na lanterninha com 834 inscritos.

Para o coordenador-geral de Logística do Concurso, Alexandre Retamal, agora, o candidato deve ficar de olho nos próximos passos, como a divulgação dos cartões de confirmação no dia 25 de abril.

Alexandre Retamal informou ainda que os Correios vão fazer a distribuição das provas. Ele destacou que a segurança durante todo o processo seletivo será reforçada.

As provas do chamado “Enem dos Concursos” serão no dia 5 de maio.  

A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será no dia 3 de junho.  

O resultado definitivo sairá em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começa no dia 5 de agosto.  

O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos e padronizar procedimentos na aplicação das provas.  

Isso, além de aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos.

x