Enem dos Concursos: mais de dois milhões de candidatos estão aptos

Mulheres representam 56% das inscrições confirmadas

Publicado em 23/02/2024 - 21:16 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Concurso Público Nacional Unificado teve 81% das inscrições confirmadas. 19% dos inscritos não fizeram o pagamento da taxa e, por isso, não vão participar do certame. Com isso, estão aptos a fazer as provas mais de 2,1 milhões de candidatos.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Quase 600 mil e novecentos candidatos foram isentos do pagamento da taxa; já os pagantes totalizaram mais de 1,5 milhão.

As mulheres ficaram com 56% das inscrições confirmadas; uma oportunidade para fechar o gap entre homens e mulheres na administração pública. Ou seja, diminuir a diferença percentual entre eles. Foi o que explicou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Cerca de 420 mil pessoas vão concorrer pela cota para negros; 45 mil para pessoas com deficiência e 10 mil para indígenas. 54 mil pediram atendimento especial.

São Paulo foi o estado com o maior número de inscrições confirmadas com cerca de 10% do total; depois seguem Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Tocantins e Roraima estão entre os que tiveram o menor número de inscritos confirmados.

Já os cargos com mais inscrições confirmadas foram técnico em indigenismo para a Funai, com mais de 320 mil, seguido por técnico em informações geográficas e estatísticas do IBGE no Nordeste.

Auditor fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho ficou em 3º lugar. E engenheiro da Advocacia-Geral da União, na área de Engenharia Agrônoma, ficou na lanterninha com 834 inscritos.

Para o coordenador-geral de Logística do Concurso, Alexandre Retamal, agora, o candidato deve ficar de olho nos próximos passos, como a divulgação dos cartões de confirmação no dia 25 de abril.

Alexandre Retamal informou ainda que os Correios vão fazer a distribuição das provas. Ele destacou que a segurança durante todo o processo seletivo será reforçada.

As provas do chamado “Enem dos Concursos” serão no dia 5 de maio.  

A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será no dia 3 de junho.  

O resultado definitivo sairá em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começa no dia 5 de agosto.  

O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos e padronizar procedimentos na aplicação das provas.  

Isso, além de aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos.

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Segurança

PF e Antidrogas do Paraguai destroem 800 toneladas de maconha

Mais de 800 toneladas de maconha foram destruídas pela Polícia Federal e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai. As entidades trabalham juntas no combate às plantações da droga no país vizinho por meio da operação Nova Aliança, que já teve 43 fases.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF busca anular concessão de blocos de petróleo na Amazônia

O Ministério Público Federal quer anular a concessão de quatro blocos de exploração de petróleo e gás no Estado do Amazonas e entrou com uma ação pedindo que o leilão perca efeito.

Baixar arquivo
Justiça

STF forma maioria para ampliar foro privilegiado

Um pedido de vista do ministro André Mendonça suspendeu o julgamento. A tese do relator, ministro Gilmar Mendes, é a de que o político - que tem o foro privilegiado - continue sendo julgado pelo STF pelos crimes praticados durante o mandato ou que tenham relação com ele mesmo depois da saída do cargo.

Baixar arquivo
Geral

Sobe para 9 o número de mortos em tombamento de ônibus na BR-101

Chega a nove o número de vítimas fatais no tombamento de um ônibus de turismo, na rodovia BR-101, no sul da Bahia.

Baixar arquivo
Economia

Volume de serviços recua 0,9% após três meses de alta

Quatro das cinco atividades investigadas pelo IBGE tiveram queda, entre elas, serviços de aluguel de máquinas e informação e comunicação. Apenas os serviços prestados às famílias registraram variação positiva, de 0,4%.

Baixar arquivo
Geral

Petrobras vai recorrer contra suspensão de conselheiro

O Conselheiro Pietro Adamo Sampaio Mendes foi suspenso provisoriamente nessa quinta-feira (11) pela Justiça Federal de São Paulo depois de ser nomeado para o cargo pelo governo federal.

Baixar arquivo