Entenda o que é o G20 e o papel que a organização desempenha

Publicado em 26/02/2024 - 09:36 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil em novembro, quando o país vai sediar a Cúpula do G20,  principal fórum de cooperação econômica internacional. Aqui estarão representantes das 19 maiores economias do Planeta, além da União Europeia e, pela primeira vez, a União Africana.

Com o slogan “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, o fórum buscará acordos que promovam desenvolvimento econômico e social global. 

Mas o que de fato é o G20, o que ele aborda e qual papel ele desempenha?

O professor Williams da Silva Gonçalves, do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, respondeu essas questões, abordando primeiro o contexto em que o G20 foi criado.

Segundo ele, ao longo da história os países economicamente mais desenvolvidos, e militarmente mais fortes, impunham as regras que regiam o mundo. E o surgimento do G7, grupo das sete maiores economias, em 1975, veio para reforçar isso. Esse grupo restrito passou a assumir e administrar as regras globais do capitalismo.

Mas, com o maior protagonismo das nações menos desenvolvidas, ganhou força também a insatisfação com o fato de o sistema internacional ser governado por um pequeno grupo. E assim surgiu o G20, em 1999.

Hoje, o Grupo é composto, além do Brasil, pela África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, e os dois órgãos regionais: União Europeia e União Africana.

Juntos, representam nada menos que 85% do Produto Interno Bruto mundial, mais de 75% do comércio e cerca de dois terços da população do planeta.

O professor Williams Gonçalves afirma que o G20 se transformou, então, em uma espécie de “governo do mundo”.

Um fator que, segundo o professor, determinou também o crescimento do número de países responsáveis por “governar o mundo”, e que se impõe como um dos papéis fundamentais que o G20 desempenha, é a existência de temas e questões internacionais que só podem ser resolvidas ou ao menos equacionadas com a cooperação entre os países. São temáticas que vão muito além das grandes questões econômicas, alcançando também iniciativas políticas e sociais.

Por aí conseguimos entender o tamanho e a importância do Grupo, já que ele trata de temas e questões que impactam a todos a cada dia.

A Cúpula do G20 este ano acontece no Brasil porque o país atualmente exerce a presidência rotativa do grupo. O principal ponto da agenda acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, quando chefes de Estado e de Governo irão aprovar os acordos negociados ao longo de todo um ano, tanto em reuniões presenciais quanto virtuais, nas cidades-sede das cinco regiões do Brasil.

Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Feminicídio zero é tema de acordo entre escolas de samba e Embratur

Uma parceria inédita acaba de se formar para o enfrentamento da violência contra mulheres no Carnaval. Os principais objetivos são prevenir, além de feminicídios, tratamento que as coloquem em lugar de objeto.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo