logo Radioagência Nacional
Geral

Homem é morto durante operação da polícia no Complexo da Maré, no Rio

Baixar
Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional
09/02/2024 - 08:38
Rio de Janeiro

Um homem morreu durante operação no Complexo de Favelas da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, após ser alvo de tiro à queima roupa de um policial militar. Vídeo que circula nas redes sociais mostra o agente agredindo o homem com um fuzil e é ouvido um disparo. O homem é então socorrido por uma mulher, quando é possível ver o rastro de sangue no chão.

As imagens provocaram indignação nas redes sociais. Autoridades, instituições de defesa dos direitos humanos se manifestaram. A Anistia Internacional afirmou que são inadmissíveis as cenas de horror registradas na Maré, com um morador sendo executado sumariamente por tiro de fuzil. A instituição exigiu investigações imparciais e responsabilização dos envolvidos.

Em postagem no X, antigo Twitter, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse que as imagens mostram uma ação no mínimo desproporcional e se solidarizou com a família da vítima. Anielle informou ainda que ligou para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e que juntos vão acompanhar as investigações.

A ONG Rio de Paz afirmou que há um despreparo total das forças de segurança e que há anos cobra dos governos federal e estadual que apresentem seus planos para a segurança pública do país e do estado e não tem resposta.

A operação, em conjunto com a Polícia Civil, foi realizada para recuperar uma carga de veículos de luxo roubada. Segundo a polícia, todos os veículos foram recuperados. Os carros estavam em um caminhão-cegonha que foi roubado durante a madrugada, na Avenida Brasil.

Em nota, a Polícia Militar informou que o agente envolvido na ocorrência foi identificado. Segundo a nota, o policial utilizava câmera portátil e as imagens serão disponibilizadas para a investigação. A Corregedoria da PM instaurou procedimento para apurar os fatos. O caso também está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital.

x