Mais de um milhão de brasileiros não possuem vaso ou fossa sanitária

Publicado em 23/02/2024 - 10:23 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 23/02/2024 - 17:48

As desigualdades no acesso ao saneamento básico no Brasil persistem e cerca de 1,2 milhão de brasileiros vivem em casas sem nenhum tipo de esgotamento sanitário. É o que apontam dados do Censo 2022, divulgados nesta sexta-feira (23) pelo IBGE.

Os recenseadores encontraram 367 mil domicílios que não têm banheiros, nem sanitários, ou mesmo uma fossa para uso dos moradores.

O Censo também identificou que a fossa rudimentar ou buraco ainda era a forma de esgotamento sanitário usada por quase 20% da população. Apesar disso, houve melhora no cenário geral. A pesquisa feita no ano 2000 encontrou menos de 45% da população residindo em domicílios com esgotamento por rede. Em 2022, essa quantidade subiu para 62,5%.

Chama a atenção ainda a grande disparidade de cor ou raça na distribuição do saneamento. Entre as pessoas brancas, 83,5% tinham rede coletora de esgoto no domicílio. Proporção que cai para 75% entre pessoas pretas ou pardas. Há também disparidades regionais. Enquanto no estado de São Paulo, 90% das residências são atendidas por coleta de esgoto, no Acre, essa proporção é de apenas 11%.

O acesso a água também continua precário para muitas pessoas. Apesar da rede geral ser apontada como principal forma de abastecimento em todas as regiões do país, há ainda 68 municípios que dependem predominantemente de carros-pipa e outros 21, que contam principalmente com água da chuva armazenada. Todos ficam no Nordeste.

Bruno Perez, pesquisador do IBGE, explica que essas formas são consideradas inadequadas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico.

Entre 2010 e 2022, a proporção da população residente em domicílios sem água encanada reduziu 4,4 pontos percentuais. Mas 2,4% da população ainda precisava transportar a água de algum ponto de abastecimento até em casa usando baldes, galões, veículos ou outros recipientes.

A coleta de lixo foi outro ponto pesquisado. Pouco mais de 9% da população recorre a soluções locais ou individuais para a destinação do lixo, como a queima, o enterro na própria propriedade ou o descarte em terreno baldio, encosta ou área pública. Mas a coleta de lixo domiciliar apresentou avanços significativos nas últimas décadas. Em 2000, o Censo informou que 76,4% da população era atendida pelo serviço, percentual que se aproximou de 91% em 2022.

* Atualizada para correção de informações 

Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo