Mais um fugitivo de penitenciária no Piauí é recapturado

Publicado em 28/02/2024 - 13:01 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA

No Piauí, mais um fugitivo da Penitenciária Estadual foi recapturado, na madrugada desta quarta-feira (28), na cidade de Bom Jesus, município com 25 mil habitantes, sul do Estado. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça, o suspeito estava na casa da avó dele, quando foi detido por equipes da Força Tática e policiamento ostensivo do 19º Batalhão da Polícia Militar.

Ele faz parte do grupo de 17 detentos que escaparam na semana passada da penitenciária Dom Abel Alonso Nuñez, que fica na cidade de Bom Jesus. 

Até agora, sete fugitivos foram recapturados. As buscas pelos demais foragidos continuam na região com trabalho integrado das forças de segurança do Estado.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Penais do Piauí, apesar de a unidade penal de Bom Jesus possuir câmeras para monitoramento interno, não há efetivo suficiente para que esse monitoramento seja feito 24 horas. 

A Penitenciária possui 76 vagas para detentos, mas comportava 188 presos na data da fuga. O que corresponde a um policial penal para cada 40 presos. Ainda segundo o sindicato, a estrutura física da unidade penal está comprometida, sem ter sido realizada nenhuma reforma recente.

Nós não conseguimos contato com a Secretaria de Justiça do Piauí.

Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo