Mais um fugitivo de penitenciária no Piauí é recapturado

Publicado em 28/02/2024 - 13:01 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA

No Piauí, mais um fugitivo da Penitenciária Estadual foi recapturado, na madrugada desta quarta-feira (28), na cidade de Bom Jesus, município com 25 mil habitantes, sul do Estado. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça, o suspeito estava na casa da avó dele, quando foi detido por equipes da Força Tática e policiamento ostensivo do 19º Batalhão da Polícia Militar.

Ele faz parte do grupo de 17 detentos que escaparam na semana passada da penitenciária Dom Abel Alonso Nuñez, que fica na cidade de Bom Jesus. 

Até agora, sete fugitivos foram recapturados. As buscas pelos demais foragidos continuam na região com trabalho integrado das forças de segurança do Estado.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Penais do Piauí, apesar de a unidade penal de Bom Jesus possuir câmeras para monitoramento interno, não há efetivo suficiente para que esse monitoramento seja feito 24 horas. 

A Penitenciária possui 76 vagas para detentos, mas comportava 188 presos na data da fuga. O que corresponde a um policial penal para cada 40 presos. Ainda segundo o sindicato, a estrutura física da unidade penal está comprometida, sem ter sido realizada nenhuma reforma recente.

Nós não conseguimos contato com a Secretaria de Justiça do Piauí.

Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Pesquisadores buscam novos fármacos no tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo
Geral

Abono anual do INSS começa a ser pago a beneficiários

O INSS começa a pagar, nesta semana, o abono anual aos beneficiários da Previdência Social. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Brasil registra recorde de conflitos no campo, mas assassinatos caem

Relatório da Comissão Pastoral da Terra com os dados de 2023 foi divulgado hoje (22) e mostra que 60% dos conflitos são causados por empresários, fazendeiros e grileiros. A omissão do estado contribuiu com 22% das violências ocorridas.  

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo