Mocidade Alegre é a campeã do desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo pelo segundo ano seguido, em uma disputa acirradíssima com a Dragões da Real. No critério de desempate, a Mocidade Alegre fez a diferença por ter tido menos notas de descarte.
O samba enredo da escola vermelha e verde trouxe para o Sambódromo do Anhembi as viagens do escritor Mário de Andrade pela Brasiléia Desvairada”.
A Tom Maior e a Independente Tricolor foram rebaixadas para o Grupo de Acesso 1.
A apuração começou às 16h no Sambódromo do Anhembi. Nove quesitos foram considerados pelos jurados na avaliação das 14 escolas de samba que desfilaram na sexta e sábado de carnaval: evolução, comissão de frente, fantasia, enredo, samba-enredo, bateria, alegoria, mestre-sala e porta-bandeira e harmonia.
Este ano teve um destaque: pela primeira vez em 30 anos, uma mulher comandou a leitura das notas. Apaixonada por samba, a radialista Eloíse Matos estreou no lugar de Zulu, o Antônio Pereira da Silva, a voz da famosa frase “noooota dez!”.
O desfile das campeãs acontece no próximo sábado, 17 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi. Estarão na avenida as cinco primeiras colocadas do grupo especial: Mocidade Alegre, Dragões da Real, Acadêmicos do Tatuapé, Gaviões da Fiel e Mancha Verde. Também desfilam a campeã e vice-campeã do Grupo de Acesso 1 e a vencedora do Grupo de Acesso 2.
O desfile será transmitido oficialmente pela TV Brasil para todo o país.