Pesquisa mostra impacto étnico-racial no desenvolvimento de crianças

Publicado em 23/02/2024 - 12:53 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Fatores como raça e etnia podem influenciar no desenvolvimento infantil. É o que mostra um estudo publicado por pesquisadores da Fiocruz Bahia.

Foram avaliados dados de quatro milhões de crianças, nascidas de janeiro de 2003 a novembro de 2015, e que tiveram o desenvolvimento acompanhado no período entre 2008 e 2017.

Neste cenário, de acordo com o levantamento, filhos de mães indígenas, pretas, pardas e de origem asiática apresentaram maiores taxas de baixa estatura e de peso em relação às crianças de mulheres brancas.

O levantamento alertou para uma maior desigualdade em relação a filhos de mulheres indígenas. Comparadas às nascidas de mães brancas, crianças indígenas registraram 740 gramas a menos de peso; seguidos por filhos de mães pardas, pretas e de descendentes asiáticas.

A pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Helena Banes, defende o estudo como fundamental no estabelecimento de políticas públicas para combater essas desigualdades.

A pesquisa também avaliou os índices de interrupção do pré-natal, que foi maior entre as indígenas.

Em média, 47% das mulheres pretas e 48% das pardas não completaram os exames. Já em relação às indígenas, o índice alcançou cerca de 67%.

Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo
Justiça

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo