Purpurina, tecidos, EVA e criatividade colorem as fantasias dos blocos

Publicado em 12/02/2024 - 10:00 Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Já é carnaval! Até Quarta-Feira de Cinzas (14), cerca de 400 blocos vão desfilar, arrastando uma multidão de foliões pelas ruas do Rio. Segundo estimativa da Riotur, nada menos do que cinco milhões de pessoas vão brincar nos blocos este ano. Cada uma delas leva no rosto e, principalmente, nas roupas, a alegria da nossa maior festa popular. Afinal, todo mundo quer fazer bonito no meio da multidão. 

Com a explosão do carnaval de rua, chama a atenção a criatividade daqueles que, para imprimir um estilo próprio nos trajes, gastam tempo na produção dos looks. É o caso do folião Davi San Gil, que desde novembro começou a pensar nas fantasias que usará nos blocos carnavalescos. Ele conta que há 15 anos produz as peças que usa na festa, e que esse é um dos momentos preferidos do carnaval. Segundo Davi, as cores dão o destaque das peças. 

Daniel Pecorelli é outro que leva o carnaval de rua a sério. Desde 2009 faz, com um grupo de amigos, fantasias coletivas. Eles pensam na customização com até três meses de antecedência. Daniel detalha como é processo de escolha do que vão usar. 

Carolina Cardoso também integra o bloco daqueles que não abrem mão de confeccionar as próprias fantasias. Conta que vive o carnaval o ano inteiro e que já tem ideias até para 2025. 

Sejam autorais ou tradicionais, as fantasias são parte do espírito carnavalesco. Uma marca para celebrar a festa. 

Então, mesmo que seja só uma maquiagem com purpurina, a hora é de entrar no espírito do Momo. 

Edição: Tâmara Freire/Pollyane Marques

Últimas notícias
Política

Há 92 anos as mulheres conquistavam o direito de votar no Brasil

No Brasil também há uma legislação que determina cota mínima de gênero para candidatura nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo