Seca deixa nove municípios de Roraima em situação de emergência
Em Roraima, nove municípios tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal por causa da seca severa que atinge o estado. Um dos períodos de estiagem mais severos dos últimos 17 anos.
Os problemas prioritários a serem enfrentados são a escassez de água, danos para as áreas agrícolas que tiveram a produção e as criações afetadas e, principalmente, os índices recordes em focos de incêndio no estado.
O governador de Roraima, Antônio Denarium, se reuniu com prefeitos dos municípios atingidos para falar de algumas ações emergenciais.
"O governo do estado de Roraima vai entregar, junto com a Defesa Civil, 25 mil cestas de alimentos. Também autorizei a perfuração de mais 50 poços artesianos e caminhões pipa para fazer o abastecimento naquelas localidades que não têm atendimento pela Companhia de água do Estado. Autorizei a contratação de patrulha mecanizada para perfuração de bebedouros para os agricultores familiares que estão sendo atingidos pela falta de água e dá o fornecimento de água para os animais", enumerou o governador.
Segundo o Programa Queimadas do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Roraima possui os primeiros 9 municípios do país que mais registraram focos de calor.
Em todo o estado, somente em 2024, foram mais de 2.500 focos registrados. Para se ter uma ideia, Mato Grosso, que possui quase 4 vezes a área de Roraima, registrou pouco mais de 1.500 focos neste ano.