Seca deixa nove municípios de Roraima em situação de emergência

Estado é o que mais registrou focos de calor em 2024

Publicado em 27/02/2024 - 14:46 Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - São Luís

Em Roraima, nove municípios tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal por causa da seca severa que atinge o estado. Um dos períodos de estiagem mais severos dos últimos 17 anos.

Os problemas prioritários a serem enfrentados são a escassez de água, danos para as áreas agrícolas que tiveram a produção e as criações afetadas e, principalmente, os índices recordes em focos de incêndio no estado.

O governador de Roraima, Antônio Denarium, se reuniu com prefeitos dos municípios atingidos para falar de algumas ações emergenciais.

"O governo do estado de Roraima vai entregar, junto com a Defesa Civil, 25 mil cestas de alimentos. Também autorizei a perfuração de mais 50 poços artesianos e caminhões pipa para fazer o abastecimento naquelas localidades que não têm atendimento pela Companhia de água do Estado. Autorizei a contratação de patrulha mecanizada para perfuração de bebedouros para os agricultores familiares que estão sendo atingidos pela falta de água e dá o fornecimento de água para os animais", enumerou o governador. 

Segundo o Programa Queimadas do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Roraima possui os primeiros 9 municípios do país que mais registraram focos de calor.

Em todo o estado, somente em 2024, foram mais de 2.500 focos registrados. Para se ter uma ideia, Mato Grosso, que possui quase 4 vezes a área de Roraima, registrou pouco mais de 1.500 focos neste ano.

Edição: Samia Mendes / Fran de Paula

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo