Secretarias de Educação têm até domingo para aderir ao Pé-de-Meia

Publicado em 22/02/2024 - 13:03 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA

As secretarias de Educação têm até o próximo domingo, dia 25, para assinar o termo de compromisso com o Programa Pé-de-Meia, que é uma espécie de poupança que serve de incentivo para que estudantes de baixa renda concluam o Ensino Médio.

Os procedimentos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação, o Simec. 

Os órgãos devem indicar os nomes dos responsáveis pelo envio mensal das informações dos alunos para MEC. Apenas perfis ligados aos secretários estaduais e municipais, e dos reitores das instituições federais podem fazer essa adesão.

Com a assinatura do Termo, as redes públicas de ensino médio devem fornecer e compartilhar, com o governo federal, as informações dos estudantes matriculados.

O programa Pé de Meia prevê quatro tipos de incentivos para jovens de baixa renda, regularmente matriculados no Ensino Médio na rede pública: incentivo-matrícula; incentivo-frequência, para aqueles com pelo menos 80% de presença; incentivo-conclusão; e o incentivo-Enem, para quem comprovar a participação na prova.

Caso o estudante cumpra todos os requisitos ao longo dos três anos, ele terá recebido um total de R$ 9,2 mil.

O estudante também deve ter a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, com renda igual ou inferior a R$ 218 por mês, por pessoa. Jovens e adultos, entre 19 a 24 anos, também podem receber o benefício.

 

Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo