Acre enfrenta uma das maiores enchentes da sua história

Publicado em 04/03/2024 - 07:54 Por Joana Côrtes - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Acre enfrenta uma das maiores enchentes da sua história. Nesta segunda-feira (4), uma comitiva composta pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, chegam para visitar as áreas atingidas pelas enchentes.

O governo do Acre decretou emergência em saúde pública, na última sexta-feira, por causa das cheias dos rios e do aumento do volume de chuvas das últimas semanas. Até agora, 19 municípios se encontram em estado de emergência, afetados pelas inundações de rios e igarapés.

O Rio Acre continua acima da cota de transbordo e, nesse domingo, chegou a 17,63 metros, na capital acriana. A Defesa Civil de Rio Branco estabelece o limite de 14 metros como cota de transbordamento do rio.

Em cidades como Brasiléia, a cerca de 237 quilômetros ao sul de Rio Branco, 80% do território está debaixo d'água, um recorde histórico.

Há 60 anos morando na capital acriana, o design de biojoias, Kleder Silva, conta que poucas vezes viu uma situação de calamidade pública como esta e que a inundação nas cidades mais atingidas, e em Rio Branco, já começa a afetar sistema de esgoto e consumo de água potável.

Além de Brasiléia, Santa Rosa do Purus, Jordão, Tarauacá e Cruzeiro do Sul permanecem bastante afetadas pelas enchentes. Nesse sábado, em Cruzeiro do Sul, uma embarcação que levava o prefeito da cidade, Zequinha Lima, e o deputado federal Zezinho Barbary (PP-AC), virou. Eles navegavam pelo rio Valparaíso, na zona rural do município. Ninguém ficou ferido.

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo