Cheia dos rios deixa mais de 400 famílias desabrigadas no Maranhão

Publicado em 22/03/2024 - 14:31 Por Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

Um ano após a cheia histórica que deixou municípios do interior do Maranhão debaixo d'água, oito cidades do Estado decretaram situação de emergência devido a um novo aumento do nível dos rios nos últimos dias.

Ao todo, são 438 famílias desabrigadas e foram instaladas em abrigos públicos, em pátios, igrejas e ginásios, recebendo apoio do poder público; e outras 845 famílias estão desalojadas, e foram instaladas nas residências de amigos e parentes. 

Segundo tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, José Lisboa, a situação das cheias dos rios Mearim, Pindaré e Itapecuru é bastante preocupante. Levando em conta as previsões meteorológicas, ele acredita que o cenário do ano passado não deve se repetir, quando 80 municípios decretaram situação de emergência.

Santos Martins trabalha em um dos pontos mais altos de Trizidela do Vale, cidade a cerca de 280 quilômetros de São Luís e conta que ribeirinhos já deixaram suas casas, mas as outras partes da cidade não estão na mesma situação do ano passado.

De acordo com o tenente-coronel José Lisboa, o Corpo de Bombeiros está mobilizado no fornecimento de alimentação, por meio da rede de Restaurantes Populares do governo do Estado, além de água, colchões, itens de higiene pessoal entre outros.

E a previsão aqui para o Maranhão, Zé Carlos, segundo o INMET, é de chuvas intensas, que vão trazer perigo para região até, pelo menos, a manhã de sábado (23).

Edição: Samia Mendes / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

Material radioativo de picape furtada encontrado na Zona Leste de SP

Um dos recipientes com material radioativo foi encontrado, na tarde deste sábado,  no bairro de Itaquera, na zona leste.  Outros dois tambores já haviam sido localizados na sexta feira em Cidade Tiradentes, também na zona leste da capital.

Baixar arquivo
Internacional

Montanhista desaparecido é encontrado morto no Peru

O montanhista Marcelo Delvaux, que estava desaparecido desde o último dia 30 de Junho, faleceu em um acidente na montanha Coropuna no Peru. As informações são do site especializado Alta Montanha.

Baixar arquivo
Geral

Último dia para solicitar a devolução da taxa do Concurso Unificado

Termina hoje o prazo para solicitar a devolução da taxa de inscrição do Concurso Nacional Unificado.

Baixar arquivo
Economia

Regulamentação da reforma tributária começa a ser votada nesta semana

O projeto trata das regras gerais para a unificação de tributos, período de transição, alíquota base de referência e isenção de tributos para determinados produtos e o imposto seletivo.

Baixar arquivo
Geral

Rede 5G completa dois anos no Brasil e alcança 589 municípios

Após dois anos de operação completados neste fim de semana, a rede 5G chegou a 589 municípios do Brasil.

Baixar arquivo
Política

Regras para evitar uso da máquina pública nas eleições começam a valer

As principais restrições previstas no calendário eleitoral para impedir o uso da máquina pública a favor de candidatos às eleições municipais de outubro começam a valer a partir deste sábado.

Baixar arquivo