As obras para implantação da infovia que vai conectar as capitais do Pará e do Amapá, com 624 km de extensão de fibra óptica, foram iniciadas nesta segunda-feira (11). O projeto prevê ainda conexão com pequenas cidades na Ilha de Marajó.
Essa é a terceira Infovia prevista pelo Programa Norte Conectado.
Ao todo, serão R$ 1,3 bilhão destinados para oito Infovias, com cabos de 24 pares de fibra óptica.
Para se ter ideia, cada par tem capacidade para transmissão simultânea de até 200 mil vídeos de streaming em HD. Os cabos têm vida útil de pelo menos 25 anos.
Toda essa estrutura deve beneficiar cerca de 10 milhões de brasileiros em 59 municípios em áreas remotas, como zonas rurais, comunidades ribeirinhas, aldeias e comunidades quilombolas, do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
O impacto ambiental da infraestrutura é baixo, já que não utiliza a rede típica de telecomunicações, nem enterrada, nem em postes.
Também nesta segunda-feira, em Belém, acontece a Blitz de Telefonia Móvel, uma iniciativa do Ministério das Comunicações, com a Agência Nacional de Telecomunicações, para avaliar a qualidade do sinal das operadoras nas chamadas regiões de “sombra”, que apresentam problemas, mesmo em grandes cidades.
A partir daí, será elaborado um relatório e enviado para as operadoras que terão até seis meses para resolver os problemas.
A fiscalização vai passar por todas as capitais até o final do ano.