Fugitivos de Mossoró são vistos em zona rural de Baraúna no RN

Publicado em 01/03/2024 - 13:02 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA

Moradores da zona rural de Baraúna, no Rio Grande do Norte, relataram ter visto, nessa quinta-feira (29), dois suspeitos de serem os fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. Eles pularam uma cerca e correram para dentro da mata. A rota de fuga teria sido no assentamento Vila Nova Dois, que fica ao norte da pequena cidade de 28 mil habitantes, perto da divisa com o Ceará.

Dois cães farejadores, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, foram usados para procurar pelos suspeitos na região de mata. O cão labrador e a cadela, da raça Braco Alemão, são treinados em uma técnica usada em operações de busca de pessoas, em que o cheiro de um indivíduo específico pode ser reconhecido, mesmo entre outros odores. A polícia também fez um cerco na estrada próxima ao local, onde a dupla teria sido vista pela última vez.

Ao todo, mais de 600 agentes de segurança, das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, e da Força Nacional, continuam as buscas, pelo décimo sétimo dia, por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento.

Na última terça-feira (27), membros da Comissão de Segurança Pública do Senado se reuniram com o secretário nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça, André Garcia, para debater a situação dos cinco presídios federais de segurança máxima no Brasil.

Na segunda-feira, a Polícia Federal prendeu mais um homem, também na zona rural de Baraúna, suspeito de ajudar os dois fugitivos, dando abrigo e alimentos para eles. Em troca, o detido teria recebido R$ 5 mil dos foragidos. Ele foi a quinta pessoa a ser detida, por suspeita de auxílio à fuga.

No último dia 14, os dois presos usaram ferramentas, que encontraram largadas dentro da unidade federal de Mossoró, para abrir o buraco por onde fugiram de suas celas individuais. Foi a primeira fuga do sistema penitenciário federal, desde a criação, em 2006.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo