O governador do Rio de Janeiro pediu ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, uma nova prorrogação da Força Nacional no patrulhamento de rodovias federais fluminenses.
Em princípio, as tropas, mobilizadas em rotas usadas por criminosos para transportar cargas e veículos roubados, além de drogas e armas, ficam no estado até este domingo (31).
Em nota, o Ministério informou que a solicitação está em análise.
Se autorizada, esta será a segunda vez em que o prazo de permanência da Força Nacional Nacional será ampliado. A primeira foi em janeiro, com aval do então ministro Flávio Dino.
Após a transição de equipe do ministério, quando Dino tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski assumiu seu lugar na pasta da Justiça. E é ele agora quem vai decidir.
Ao todo, cerca de 300 agentes participam das operações desde outubro do ano passado, em cooperação com a Polícia Rodoviária Federal e as forças de segurança do estado.
Além do Rio de Janeiro, o efetivo da Força Nacional, composto por bombeiros, policiais civis, militares e peritos, atua em 11 estados na preservação da ordem pública, na segurança da população e do patrimônio, assim como em situações de emergência e calamidade pública.
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília-DF, 10.11.2023, Fachada do Prédio da Agência de Vigilância Sanitária ANVISA, em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto PRF Tocantins 02/02/2025 As plataformas que restaram da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), foram implodidas na tarde deste domingo (2). Foto PRF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 06-04-2023 - Por dentro da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estúdio da rádio nacional da Amazônia durante apresentaçāo de sua programaçāo ao vivo.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Facebook, Instagram e WhatsApp têm problemas de acesso nesta segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Torres/CBF/Direitos Reservados Bola, campeonato brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)