IA vai auxiliar no combate às fraudes no Bolsa Família

Tecnologia vai melhorar qualidade das informações sobre beneficiários

Publicado em 19/03/2024 - 19:46 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A inteligência artificial vai reforçar o combate às fraudes no Bolsa Família e no CadÚnico. O governo anunciou hoje (19) que a tecnologia será usada para que os benefícios sociais cheguem a quem realmente precisa.

Esse anúncio foi feito durante a apresentação do Plano de Ações para 2024 da Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e do CadÚnico. O documento prevê ações para melhorar a qualidade das informações sobre os beneficiários dos programas sociais e do Cadastro Único do Governo Federal. Como explicou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

“Vamos trabalhar com inteligência artificial, com uma presença maior nos estados, uma presença maior onde tudo acontece. E o objetivo é, em primeiro lugar, cumprir aquilo que é a meta do plano nacional encaminhado pelo presidente Lula. O plano do Brasil sem Fome, de redução da pobreza, e alcanças as pessoas que realmente tenham direito a qualquer dos programas que têm como referência o Cadastro Único ou o Bolsa Família. Do outro lado, não ter tolerância com quem ousa fraudar, com quem não cumpre regras e alguns que até cometem crimes”, detalhou o ministro.

O plano deste ano tem oito ações, como estruturar a comunicação da rede, criar uma unidade de inteligência em estratégia e riscos, e um canal de denúncias sobre irregularidades nas políticas sociais.

O coordenador da Rede Federal de Fiscalização, João Paulo de Faria Santos, ressaltou que a pobreza não vai ser criminalizada.

“O primeiro ponto, que é essencial, é a não criminalização da pobreza. Tentar entender que a pobreza traz uma série de vulnerabilidades e essas vulnerabilidades acabam gerando uma série de estratégias, vamos dizer assim, pra que você possa ter sua sobrevivência no dia a dia. E nossa busca não é criminalizar a pobreza, olhar para os pobres como fraudadores, malandros etc. Não é essa a lógica, pelo contrário. A nossa lógica é olhar para a gestão, olhar para a melhoria do programa, olhar para outros espaços para além disso. Isso a gente consegue com a evolução do cruzamento de dados e ampliação de bases”, esclareceu.

Dois grupos técnicos vão cuidar das questões judiciais sobre direitos de acesso aos programas sociais, orçamento e fiscalização.

Esses grupos vão tratar ainda da estruturação do Sistema Único de Assistência Social nos estados e municípios.

A rede que fiscaliza o Bolsa Família e o CadÚnico é formada pelos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, da Gestão e Inovação, pelas Controladoria-Geral e Advocacia-Geral da União e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Atualmente o Bolsa Família atende mais de 55 milhões de pessoas, segundo o ministro Wellington Dias.

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo