logo Radioagência Nacional
Geral

Assassinato de Marielle e Anderson completa 6 anos sem resposta

Baixar
Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional
14/03/2024 - 08:00
Rio de Janeiro

14 de março. Há seis anos, esta data ficou marcada na história do Rio de Janeiro e do Brasil. A vereadora Marielle Franco foi executada na região central da capital fluminense. O motorista dela, Anderson Gomes, também morreu. Familiares, amigos e sociedade perguntam até hoje: quem mandou matar Marielle e Anderson?

As investigações no primeiro ano do caso levaram à prisão de dois executores: o policial militar reformado Ronnie Lessa, acusado de fazer os disparos; e o ex-policial militar Élcio de Queiroz, que dirigia o carro usado no crime. Eles seguem presos desde 2019, e aguardam o julgamento por júri popular.

O caso segue em investigação pelo Ministério Público e a Delegacia de Homicídios do Rio e Polícia Federal.

Para Mônica Benício, viúva de Marielle, a participação de agentes federais, no último ano, gerou desdobramentos importantes, como a delação de Élcio de Queiroz, na qual admitiu ter dirigido o veículo e apontou Ronnie Lessa como atirador.

Mônica Benício reforça que o assassinato de Marielle foi um crime político e que o Estado brasileiro deve essa resposta à sociedade.

Marinete Franco, mãe de Marielle, disse, em entrevista à TV Brasil, que assim como ela, muitas mulheres, especialmente periféricas, não têm o direito de descansar.

Além de Élcio de Queiroz e Ronnie Lessa, o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, o Suel, também responde pela morte de Marielle e Anderson. Ele teria participado da troca de placas do veículo usado no assassinato, além de descartar as cápsulas e munições usadas no crime e ter feito o desmanche do carro.

O Ministério Público pediu que Suel também seja levado à júri popular, como os outros dois envolvidos.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

x

Audio Player
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.