Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Publicado em 28/03/2024 - 19:51 Por Pedro Moreira - da TV Brasil* - Brasília

Em Roma, na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Já em Jerusalém, por causa da guerra em Gaza, a poucos quilômetros dali, as ruas estão vazias, sem os tradicionais peregrinos que lotam a cidade nessa época do ano para refazer os últimos passos de Jesus Cristo. 

Na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco renovou o próprio voto de ordenação, junto com milhares de outros integrantes da igreja católica romana, no dia em que a instituição marca a fundação do sacerdócio por Jesus, durante a Última Ceia.

Francisco apelou aos sacerdotes que sejam compassivos, admitam quando se desviarem do caminho da santidade e que evitem a falsidade, a desonestidade e a hipocrisia. À tarde, o Papa foi até um presídio nos arredores de Roma, onde fez uma missa no lado externo da ala feminina, para dezenas de presas e funcionários.

Francisco lavou e beijou os pés de 12 detentas, em referência à humildade de Jesus com os apóstolos. Ele é o primeiro Papa a realizar a cerimônia do lava-pés fora das igrejas, geralmente, em prisões, lares de idosos ou hospícios, como fazia quando era arcebispo de Buenos Aires.

Em Jerusalém, ruas vazias e comércio fechado na cidade antiga. Além da guerra em Gaza, que afugentou peregrinos do mundo todo, medidas restritivas impostas por Israel impediram que até mesmo a parcela cristã da população palestina refizesse o percurso da via dolorosa, ou via crucis. Na igreja do santo sepulcro, erguida no local em que a tradição afirma que Jesus foi crucificado, apenas religiosos participaram dos trabalhos de abertura das celebrações de Páscoa.
*Com informações da Agência Reuters

 

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo