Falar para todos os brasileiros e onde quer que eles estejam. Esse é o papel do rádio.
E, no país, o Parque do Rodeador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) torna essa comunicação possível há 50 anos.
Tudo isso, desde 11 de março de 1974, com os transmissores das rádios da EBC.
São quatro antenas gigantes, com quase 150 metros de altura, que funcionam na zona rural de Brazlândia, a 40 quilômetros de Brasília.
Uma dessas antenas transmite as ondas curtas da Rádio Nacional da Amazônia, única emissora do país com alcance nacional e internacional.
Assim faz chegar informação e prestação de serviços a comunidades ribeirinhas, indígenas e áreas isoladas da Amazônia.
É o que destaca o diretor-presidente da EBC, Jean Lima. "É uma satisfação enorme estar aqui hoje. O Parque do Rodeador foi criado como uma estratégia de comunicação do período do regime militar. Mas hoje tem um papel fundamental que é levar informação à população. A população do interior do país que muitas vezes não tem acesso a informação de qualidade. Nosso papel é esse. Levar o acesso à informação, à cultura, ao conteúdo regional. E ter o Parque do Rodeador e as rádios funcionando é muito importante pra estratégia. Outra estratégia importante também é o combate às fake news".
O técnico Pedro Alves da Silva trabalha há 50 anos no Rodeador. Pedro conta que na época as rádios não chegavam na Amazônia. "Porque não tinha rádios que tivessem alcance lá. Por isso precisava que nossa rádio brasileira fizesse esse papel, de levar transmissão até a Amazônia Legal. Por isso que depois se espalhou tantas emissoras [como] Tefé, Alta Floresta, Sinop e a própria Amazônia, rádios da Radiobras. E com isso, com o tempo, aconteceu que grandes emissoras internacionais, nós passamos a alugar transmissores pra eles".
O Rodeador é considerado um dos maiores parques de transmissão de rádio da América Latina.
A apresentadora do programa Viva Maria na Nacional da Amazônia, Mara Régia, destaca a importância desses equipamentos. "Essas pessoas que lá estão têm em relação a esse Parque do Rodeador, a essas ondas que irradiam pra eles, inclusive, o mundo. O que acontece não só aqui no nosso país. Não por acaso, eles costumam dizer que a [Rádio] Nacional da Amazônia é bússula e calendário. Porque se não fosse a nossa voz dizer hoje é segunda-feira, 11 de março de 2024, eles estariam completamente perdidos".
Nos 50 anos do Rodeador, a EBC transmite, nesta segunda-feira (11), direto do Parque, a programação da Rádio Nacional AM Brasília e da Nacional da Amazônia.
As comemorações tiveram ainda homenagens a 45 pessoas que fizeram parte da história do Parque e da radiodifusão brasileira.