Parque do Rodeador com antenas de transmissão completa 50 anos

Publicado em 11/03/2024 - 15:39 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Falar para todos os brasileiros e onde quer que eles estejam. Esse é o papel do rádio.

E, no país, o Parque do Rodeador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) torna essa comunicação possível há 50 anos.

Tudo isso, desde 11 de março de 1974, com os transmissores das rádios da EBC.

São quatro antenas gigantes, com quase 150 metros de altura, que funcionam na zona rural de Brazlândia, a 40 quilômetros de Brasília.

Uma dessas antenas transmite as ondas curtas da Rádio Nacional da Amazônia, única emissora do país com alcance nacional e internacional.

Assim faz chegar informação e prestação de serviços a comunidades ribeirinhas, indígenas e áreas isoladas da Amazônia.

É o que destaca o diretor-presidente da EBC, Jean Lima. "É uma satisfação enorme estar aqui hoje. O Parque do Rodeador foi criado como uma estratégia de comunicação do período do regime militar. Mas hoje tem um papel fundamental que é levar informação à população. A população do interior do país que muitas vezes não tem acesso a informação de qualidade. Nosso papel é esse. Levar o acesso à informação, à cultura, ao conteúdo regional. E ter o Parque do Rodeador e as rádios funcionando é muito importante pra estratégia. Outra estratégia importante também é o combate às fake news". 

O técnico Pedro Alves da Silva trabalha há 50 anos no Rodeador. Pedro conta que na época as rádios não chegavam na Amazônia. "Porque não tinha rádios que tivessem alcance lá. Por isso precisava que nossa rádio brasileira fizesse esse papel, de levar transmissão até a Amazônia Legal. Por isso que depois se espalhou tantas emissoras [como] Tefé, Alta Floresta, Sinop e a própria Amazônia, rádios da Radiobras. E com isso, com o tempo, aconteceu que grandes emissoras internacionais, nós passamos a alugar transmissores pra eles". 

O Rodeador é considerado um dos maiores parques de transmissão de rádio da América Latina.

A apresentadora do programa Viva Maria na Nacional da Amazônia, Mara Régia, destaca a importância desses equipamentos. "Essas pessoas que lá estão têm em relação a esse Parque do Rodeador, a essas ondas que irradiam pra eles, inclusive, o mundo. O que acontece não só aqui no nosso país. Não por acaso, eles costumam dizer que a [Rádio] Nacional da Amazônia é bússula e calendário. Porque se não fosse a nossa voz dizer hoje é segunda-feira, 11 de março de 2024, eles estariam completamente perdidos". 

Nos 50 anos do Rodeador, a EBC transmite, nesta segunda-feira (11), direto do Parque, a programação da Rádio Nacional AM Brasília e da Nacional da Amazônia.

As comemorações tiveram ainda homenagens a 45 pessoas que fizeram parte da história do Parque e da radiodifusão brasileira.

Edição: Leila Santos / Liliane Farias

Últimas notícias
Economia

Lula sanciona lei para modernização do parque industrial

Serão destinados R$ 3,4 bilhões na depreciação de máquinas e equipamentos, em até dois anos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Congresso derruba veto de Lula e proíbe saídas temporárias de presos

O Congresso derrubou veto parcial do presidente Lula e voltou a proibir a saída temporária de presos. Com isso, fica valendo o texto original aprovado por deputados e senadores em abril que acaba com essas saidinhas.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova projeto que reduz exigência para posse de armas

O projeto de lei também facilita a instalação de clubes de tiro perto de escolas.

 

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova taxação de 20% para compras internacionais abaixo de $50

Taxação de compras internacionais abaixo de 50 dólares aprovada na Câmara. Pelo texto apresentado pelo deputado Átila Lira, a taxação será de 20% sobre o valor do produto, percentual fechado após acordo entre governo e parlamentares.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo avança na Libertadores com vitória sobre Milionários

E vamos começar com a série B do Campeonato Brasileiro.  Jogo de prosseguimento da sétima rodada da competição, o Amazonas venceu o Mirasol por um a zero, em Manaus.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: corrida do queijo tem vencedora desacordada

 Em 29 de maio de 2023, a canadense Delaney Irving perdeu a consciência quando caiu e bateu a cabeça. A participante saiu rolando e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na prova feminina. 

Baixar arquivo