logo Radioagência Nacional
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

Baixar
Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional
29/03/2024 - 08:00
Rio de Janeiro

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo. Elas incluem passagens bíblicas, tradições da igreja católica e elementos simbólicos, que ajudam os fiéis a meditar sobre o significado da morte e ressurreição de Cristo.

Às 18h30, as atenções vão estar voltadas para os Arcos da Lapa, na região central da cidade, onde será encenado o tradicional Auto da Paixão,  após a procissão do Senhor Morto. Nesse ano, a montagem tem a participação de 35 atores/cantores. 

O espetáculo mistura músicas religiosas com canções consagradas, como Godspell e Jesus Cristo Superstar. A apresentação é promovida pela Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro, com patrocínio da Fundação Cesgranrio.

No sábado (30), os católicos fazem vigília e, no domingo (31), em todas as paróquias, haverá missa de Páscoa. Na Catedral Metropolitana, no centro do Rio, o ato religioso será celebrado pelo cardeal arcebispo Dom Orani Tempesta, que enfatiza que o significado da Páscoa é o renascimento...

As celebrações da Semana Santa começaram no Domingo de Ramos e seguiram por toda a semana, com missas, procissões e a cerimônia do lava pés, nessa na quinta-feira (28), durante a missa da Ceia do Senhor, na Catedral Metropolitana. 

Dom Orani lavou os pés de 12 jovens seminaristas, em alusão ao que Jesus Cristo fez com seus discípulos, num ato de humildade antes da última Ceia.

 

x