PM é acusada de adulterar cenas de mortes por Operação Verão, em SP

Publicado em 08/03/2024 - 17:53 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Ministério Público de São Paulo vai investigar a denúncia de funcionários do sistema público de saúde de Santos, no litoral paulista. Segundo relatos à Ouvidoria das polícias no estado, corpos de pessoas mortas em supostos confrontos com PMs, durante a Operação Verão, estão sendo levados como vivos para hospitais da região. Dessa forma, seria evitada a perícia no local.

Desde o início da Operação Verão, no dia 3 de fevereiro, 39 pessoas foram mortas em supostos confrontos com a PM. No último domingo, uma comitiva com a participação do ouvidor da Polícia, Cláudio Silva, esteve no litoral, onde coletou relatos de abusos e violência em comunidades locais.

Segundo a Prefeitura de Santos, o Samu faz o atendimento de feridos no local e o transporte dos pacientes para unidades de saúde da rede SUS. Quando constata que a vítima está em óbito, é acionado o IML – Instituto Médico Legal. Ou seja, oficialmente, o Samu não teria transportado pessoas já mortas.

Na última quarta-feira (6), em audiência na Alesp, a Assembleia Legislativa paulista, o secretário da Segurança Pública Guilherme Derrite, afirmou que não reconhece excessos na ação da Polícia Militar durante a Operação Escudo e a Operação Verão, e que o órgão não recebeu nenhuma reclamação formal sobre violência policial.

Já a Ouvidoria da Polícia do Estado encaminhou 44 ofícios à Corregedoria da Policia Militar e ao Comando Geral da Polícia Militar de São Paulo, além de outros órgãos, estaduais e nacionais. E informou que nenhum dos ofícios foram respondidos.

Edição: Web: Fran de Paula

Últimas notícias
Cultura

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre vítima de câncer

Ao som do seu cavaquinho potente, Anderson levou para todos os cantos do país o nome do grupo Molejo, que incluía crianças na sua legião de fãs, atraídas por músicas irreverentes e divertidas.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil retoma produção de insulina após 20 anos

Para a retomada da produção nacional, a fábrica vai ter investimento de R$ 800 milhões. Com isso, o governo espera que seja suficiente para atender o SUS, gerar emprego, renda e investimento no país.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Incra faz acordo em favor da regularização do quilombo Povoado Charco

Comunidade quilombola existe há mais de 200 anos e fica na cidade de São Vicente Férrer, a 100 km de São Luís, no Maranhão. Com o acordo, passa a ser posse do Incra, o que destrava o processo de titularização, sem data, no entanto, para ser concluído. 

Baixar arquivo
Segurança

SP registra queda de roubos e aumento de latrocínios

Os casos de latrocínios aumentaram em 25%, com 46 vítimas desse tipo de crime no Estado de São Paulo, no primeiro trimestre de 2024. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre reúne 8 mil indígenas em Brasília

A maior mobilização indígena do país termina nesta sexta-feira (26). As principais demandas são a urgência na demarcação de terras e queda da Lei do Marco Temporal. 

Baixar arquivo
Política

Senado vai recorrer da decisão do STF que suspendeu a desoneração

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, pretende convocar uma reunião extraordinária com os líderes para tratar do assunto.

Baixar arquivo