Após apagão em Manaus, ONS e Amazonas Energia investigam causas

Desligamento na linha de transmissão afetou quatro municípios do AM

Publicado em 15/04/2024 - 14:56 Por Madson Euler, repórter da Rádio Nacional - São Luís

O Ministério das Minas e Energia criou uma sala de situação em conjunto com o Operador Nacional de Energia (ONS) e a Amazonas Energia para entender porque houve desligamento dos Circuitos 1 e 2 da linha de transmissão Lechuga-Manaus. Esse corte ocasionou o apagão ocorrido nesse domingo, na cidade de Manaus e em outros três municípios amazonenses.

Segundo o ONS, que é responsável pelo controle do Sistema Interligado Nacional, o desligamento dos Circuitos 1 e 2 da linha de transmissão Lechuga-Manaus, de propriedade da Energisa, foi o que provocou o desligamento da maior parte do sistema elétrico que abastece a capital amazonense e cidades do interior, como Presidente Figueiredo, Manacapuru e Iranduba, que também registraram interrupção no fornecimento de energia.

O apagão teve início por volta de 15 horas, no horário de Brasília, e foi normalizado em em sua totalidade somente por volta das 22 horas.

O desabastecimento de água das Estações de Tratamento 1 e 2, a instabilidade no serviço de internet e de telefonia, o fechamento do comércio e de áreas de lazer, e as celebrações religiosas realizadas somente à luz de velas marcaram o domingo nos três municípios do interior e na capital do Amazonas por causa do apagão. 

Edição: Nadia Faggiani / L Pedrosa

Últimas notícias
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo
Geral

Base Aérea de Canoas vai receber voos comerciais a partir de segunda

Por semana, serão 12 voos da Latam, saindo de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo. A partir do próximo sábado, nove voos da Gol, de Guarulhos. 

Baixar arquivo
Geral

Dia Nacional da Adoção: Brasil tem 3.800 crianças a espera de um lar

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam desequilíbrio entre pessoas que querem adotar e as crianças e jovens que sonham em ser adotados.

Baixar arquivo
Educação

Educação cibernética: especialista defende que escolas tratem do tema

A Educação cibernética para os cidadãos é fundamental para ajudar a enfrentar os crescentes ataques hackers no país, segundo o diretor de Cibersegurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Emilio Nakamura.

Baixar arquivo
Geral

Falha do sistema contra inundações gera discussão em Porto Alegre

Agora, de 23 estações de bombeamento da cidade, 12 não estão funcionando nas regiões Norte e Central, segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Baixar arquivo