Aumento de acidentes faz PRF focar em motociclistas no Maio Amarelo

Só nos três primeiros meses de 2024, 430 motociclistas morreram

Publicado em 30/04/2024 - 14:30 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Começou o Maio Amarelo nas estradas do país. O lançamento da campanha foi antecipado para esta terça-feira (30) por causa do feriado de 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho.

A Polícia Rodoviária Federal reforçou as ações de educação, com palestras e filmes, e de segurança no trânsito.

A ideia é prevenir abusos que levem a acidentes graves, reduzindo número de feridos e de mortos em mais de 70 mil quilômetros de rodovias.

O lançamento da campanha aconteceu, nesta terça-feira, em Goiás, na cidade de Anápolis.

O diretor-executivo da PRF, Alberto Raposo, detalha as ações deste ano.

“A gente traz o conceito ‘paz no trânsito: ela começa por você’, justamente por entender que cada pessoa tem o seu papel no trânsito. Os motoristas, os ciclistas, os pedestres... para que a gente consiga fazer a diminuição dos acidentes e das mortes no trânsito, algo que aflige a sociedade. As principais causas de acidentes graves, com morte, são o excesso de velocidade e ultrapassagem em local proibido. Então, a gente vem trabalhando fortemente para que isso seja reduzido”.

Raposo, explica ainda que a falta de atenção e de reação também contribuem para a letalidade dos acidentes.

“O motorista, o participante do trânsito, só vai conseguir ter a dimensão que o uso de um celular atrapalha e pode prejudicar sua vida, quando realmente acontece. A PRF vem mostrar para esse usuário o que pode acontecer para que ele não tenha que aprender com o seu próprio exemplo e, sim, com outros exemplos que, dia a dia, têm aparecido, nos noticiários e estatísticas do trânsito”.  

O foco são os motociclistas por conta do aumento das ocorrências.

No primeiro trimestre deste ano, a PRF registrou sete mil acidentes com motos, 800 a mais do que o mesmo período do ano passado.

Neste ano, 430 motociclistas morreram e 8,5 mil pessoas ficaram feridas.

 

Edição: Leila Santos / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

Lula reitera apoio ao RS e ao povo gaúcho para enfrentar tragédia

Durante visita ao Rio Grande do Sul, devido às intensas chuvas que atingem o estado desde a última segunda-feira, o presidente Lula garantiu o apoio à população e deixou um recado para o povo gaúcho.

Baixar arquivo
Cultura

Madonna supera expectativa de público e encerra turnê em grande estilo

O show da cantora Madonna na praia de Copacabana, neste sábado, superou as expectativas e reuniu 1,6 milhão de pessoas, de acordo com cálculos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Inicialmente, um público de 1,5 milhão de pessoas era esperado no espetáculo.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco manifesta solidariedade às vítimas da tragédia no RS

O Papa Francisco manifestou, neste domingo, solidariedade às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Tragédia climática no RS já soma 75 vítimas fatais e 103 desaparecidos

O número de vítimas fatais durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul já chegou a 75, de acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual. As autoridades ainda investigam se seis óbitos têm relação com as chuvas e há 103 pessoas oficialmente desaparecidas.

Baixar arquivo
Geral

Governo antecipa benefícios previdenciários a atingidos pelas chuvas

Moradores dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas terão acesso ao pagamento antecipado dos benefícios previdenciários, que vão passar de junho para maio, inclusive os de prestação continuada.

Baixar arquivo
Economia

Entenda o que é desoneração da folha e para quê serve

A desoneração substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento.

Baixar arquivo