logo Radioagência Nacional
Geral

Brasil cria 244 mil vagas de emprego com carteira assinada em março

719 mil pessoas conseguiram um trabalho novo no primeiro trimestre
Baixar
Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional
30/04/2024 - 14:04
Brasília
Carteira de trabalho digital.
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em março deste ano, o Brasil criou 244 mil vagas de trabalho com carteira assinada. É o que mostram os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho.  

Ao anunciar os números de março, o ministro da pasta, Luiz Marinho, fez críticas a avaliações que veem o aumento do emprego e da renda como um “problema” para a economia brasileira. Também criticou a taxa básica de juros brasileira, a chamada Selic.  

Essas vagas são a diferença entre o número de novas contratações e demissões, ao longo do último mês. O resultado mostra uma melhora de 25%, em relação ao mês de março do ano passado, quando foram criadas menos de 200 mil vagas.  

O setor com o melhor desempenho foi o de Serviços, que ficou com mais da metade das vagas abertas. Em seguida vieram Comércio, Indústria e Construção, respectivamente. O de Agropecuária teve perda de vagas. 

No acumulado dos três primeiros meses do ano, o Caged registrou 719 mil vagas criadas: um aumento de quase 34%, em relação aos três primeiros meses de 2023. Esses 719 mil, nos três primeiros meses, equivalem a 48% das vagas criadas durante todo o ano de 2023.  

Segundo o Caged, as novas contratações de março pagaram, em média, um salário de R$ 2.080,50. O valor apresenta uma leve queda em relação a fevereiro, se descontada a inflação. Mas comparado a março de 2023, apresenta aumento superior a R$ 50,00.  

x