A partir do dia 10 de abril, cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos, portadores de passaporte comum, terão de apresentar visto para entrar no Brasil.
O documento será exigido em portos, aeroportos e fronteiras terrestres, para quem permanecer no país por até 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, desde que não ultrapasse 180 dias a cada 12 meses.
O prazo inicial, previsto em decreto, era 10 de janeiro, mas foi adiado para abril. A justificativa do Ministério das Relações Exteriores era a necessidade de mais tempo para implementação do sistema. Além disso, evitar também consequências negativas ao turismo brasileiro no período de alta temporada de viagens, no início deste ano.
A exigência do visto derruba a decisão do governo Jair Bolsonaro que, em março de 2019, tinha dispensado a obrigatoriedade de apresentação de visto a turistas norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses, no território brasileiro.
A medida foi unilateral, porque os brasileiros continuaram precisando de visto para viajar para os mesmos países. Porém, o MRE explica que a diplomacia brasileira está baseada na reciprocidade de ações.
Em maio de 2023, o Japão saiu desta lista, quando foi firmado um acordo entre os dois países que liberou a exigência de visto para viagem de até 90 dias.
Os turistas dos três países que desejam conhecer o Brasil devem solicitar o visto eletrônico, o chamado e-Visa.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Economia, Moeda, Real,Dinheiro, Calculadora](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Carla Carniel/Proibida reprodução Soccer Football - Paulista Championship - Santos v Botafogo SP - Estadio Vila Belmiro, Santos, Brazil - February 5, 2025 Santos' Neymar in action REUTERS/Carla Carniel](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![MPF/Divulgação Brasília (DF) 06/02/2025 - MPF requisita instauração de inquérito policial para apurar garimpo ilegal em terra indígena no Amazonas.
Foto: MPF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 06/02/2025 – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento de reabertura da emergência do Hospital de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)